Page 51 - revista Música na Educação Básica
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MÚSICA na educação bsica
A Paisagem Sonora
Com base nas ideias de Schafer (1991) sobre paisagem sonora, propomos uma ati-
vidade de apreciação/percepção, na qual os educandos devem descrever, analisar e
documentar os sons ocorridos em um evento sonoro específco: a chuva. O intuito é
promover, por meio da escuta ativa e do pensamento crítico, o aumento da consciência
dos indivíduos sobre os sons do ambiente.
Paisagem Sonora - [...] é nosso ambiente sonoro, o sempre
presente conjunto de sons, agradáveis e desagradáveis, fortes e
fracos, ouvidos e ignorados, com os quais vivemos. Do zumbido das
abelhas ao ruído da explosão, esse vasto compêndio, sempre em
mutação, de cantos de pássaros, britadeiras, música de câmara, gri-
tos, apitos de trem e barulho da chuva tem feito parte da existência
humana (Schafer, 2001, contracapa).
Apreciando/Percebendo a Chuva
Segundo Schafer (2001, p.23), a paisagem sonora é qualquer campo acústico que
pode ser isolado para estudarmos suas características. Considerando esse conceito, es-
colha para trabalhar um desenho animado que retrate um evento de tempestade. Indi-
camos O Velho Moinho (Disney, 1937).
Encontre esse vídeo no seguinte endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=KMnunjPrlFs&feature=related
Dica: utilizando um editor de vídeo, corte os primeiros 25 segundos; caso não
tenha, deixe o vídeo pausado no segundo 25.
De acordo com o autor, o analista da paisagem sonora precisa primeiramente desco-
brir os aspectos signifcativos da paisagem, aqueles sons que são importantes, observan-
do sua individualidade, predominância, qualidade e quantidade. Para levar os alunos a
fazer estas descobertas, divida a apreciação/percepção do vídeo em três momentos. Ao
se relacionar com o objeto de estudo, os estudantes devem preencher a seguinte tabela:
Momentos Atividade Sons percebidos Sensações Ambiente
1º Somente sons
2º Somente imagens
3º Sons e imagens
50 Alessandra Nunes de Castro Silva
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