Page 57 - revista Música na Educação Básica
P. 57



MÚSICA na educação bsica




Avaliação


Realize um momento de percepção que exija uma refexão crítica acerca da ativida-
de, com a fnalidade de observar como os educandos foram sensibilizados pela mesma.


A melhor forma de avaliar a aprendizagem musical dos alunos
é investigando e analisando suas práticas musicais. O conhecimen-
to e a compreensão musicais dos alunos serão revelados nas suas
próprias ações musicais, pelas atividades de composição, execução
e/ou apreciação (Hentschke; Del Ben, 2003, p.186).


Portanto, convide os alunos a apreciar a flmagem de suas performances e a obser-
var alguns pontos específcos, conforme as seguintes questões:

1. Conseguiu identifcar os sons utilizados?
2. Que objeto foi escolhido para fazer cada som? Para você, o som fcou parecido?
3. A trilha de sons foi seguida? Por quê?
4. O grupo realizou a proposta da atividade? O que deve modifcar?
5. Dê uma nota para o grupo de 0 a 100.

Após a atividade de avaliação, leia os questionários. Provavelmente você irá observar
que os educandos são capazes de responder com clareza e objetividade às questões,
lançando mão de um pensamento crítico refexivo para julgar o próprio trabalho bem
como o trabalho dos colegas.
Como salienta Brito, [...] todo processo de trabalho bem orientado resulta em cresci-
mento, aquisição de competências e habilidades, ampliação do repertório, do universo
cultural etc. (Brito, 2003, p.198). A sequência de aulas desenvolvidas visa proporcionar
um crescimento contínuo e individual de cada um dos estudantes, tornando-os sujeitos
ativos do processo de ensino-aprendizagem musical, levando-os a desenvolver habilida-
des como apreciação/percepção crítico-refexiva de elementos musicais, exploração de
objetos materiais, timbres e possibilidades sonoras, leitura e escrita icônica bem como
a performance.


Obs.: Essas mesmas atividades podem ser desenvolvidas com o
tema animais da fazenda; basta utilizar o vídeo Sinfonia da Fazenda
(Disney, s/d), encontrado no seguinte endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=sKL2buxuqnQ&feature=related.


Dica

- Utilizando um editor de vídeo, corte os primeiros 20 segundos;
caso não tenha, deixe o vídeo pausado no segundo 20.




56 Alessandra Nunes de Castro Silva



Musica 4.indd 56 26/10/2012 08:42:27
   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62