Page 50 - revista Música na Educação Básica
P. 50




V. 4 N. 4 novembro de 2012








Resumo: Considerando que construímos conceitos
por meio da prática, o presente artigo propõe
atividades que, tendo como ponto de partida o
conceito de paisagem sonora, envolvem apreciação,
percepção, escuta crítico-refexiva, criação e registro
gráfco. Termo cunhado por Murray Schafer,
paisagem sonora é o fo condutor do trabalho de
educação musical, cujo objetivo é apontar caminhos
e possibilidades para a construção da escrita musical
de forma criativa e refexiva por parte de alunos do
ensino fundamental da segunda fase da educação
básica. Com foco nesse contexto, as aulas de música
buscam desenvolver uma escuta ativa e crítico-
refexiva e também proporcionar aos estudantes a
apropriação de conceitos musicais.

Palavras-chave: Paisagem sonora, escuta ativa,
partitura icônica.



Sounds Track, building musical writing


Abstract: Considering that we build concepts through
practice, this paper will present activities that
envolve assessment, perception, listening, critical
and refective, creation and graphic recording based
on the concept of soundscape. Term coined
by Murray Schafer, soundscape is the thread of
the work, which aims to point out ways and
possibilities for the construction of written
music in a creative and refective in the context
of music education to elementary school students
in the second stage of basic education. Music
lessons in this context seeks to develop a critical and
refective listening, active,and also provide students
with the appropriation of musical concepts.

Keywords: Soundscape, active listening, iconic score.





SILVA, Alessandra Nunes de Castro. Trilha de sons, construindo a escrita musical. Música
na Educação Básica. Londrina, v.4, n.4, novembro de 2012.



49
49


Musica 4.indd 49 26/10/2012 08:42:19
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55