Page 52 - revista Música na Educação Básica
P. 52
V. 4 N. 4 novembro de 2012
1º momento
Atendo-se apenas a uma apreciação do áudio do desenho animado, o aluno deve
construir suas próprias imagens mentais, descrevendo com clareza o que consegue per-
ceber. Cada um deve fazer sua apreciação acerca do material, preenchendo uma tabela
individual.
Após essa apreciação, desenhe a tabela no quadro e preencha-a com as percepções
individuais dos educandos.
2º momento
Desta vez, o contato será apenas com o vídeo: as imagens serão fomentadoras de
uma sonoplastia mental. Novamente, é necessário que o aluno preencha a tabela com o
que consegue perceber, mas, desta vez, com base nas imagens.
Abaixo algumas das imagens do vídeo:
Figuras de 01 a 08
Figuras de 01 a 08
Terminada esta etapa, preencha a tabela no quadro, atentando para que o primeiro
momento se encontre registrado.
3º momento
Nesta fase, serão oferecidos os dois estímulos concomitantemente: o visual e o audi-
tivo; provavelmente será notada a complementaridade entre eles. Quando este terceiro
momento estiver concluído, complete a tabela no quadro, lembrando-se de observar
se os resultados do primeiro e do segundo momentos já estão inseridos. Assim, você
terá uma tabela com todas as informações fornecidas pela turma nos três momentos da
atividade.
Trilha de sons, construindo a escrita musical 51
Musica 4.indd 51 26/10/2012 08:42:21