Page 55 - revista Música na Educação Básica
P. 55



MÚSICA na educação bsica


































Figuras de 09 a 11



Performance


Partindo dos sons já elencados, os grupos devem criar uma legenda e construir uma
ordem para os sons, de forma a confgurar a tempestade que queiram representar. For-
neça-lhes uma folha de papel sulfte para que escrevam a partitura icônica a título de
rascunho. Terminado o rascunho, este precisa ser analisado e corrigido em diálogo entre
você e eles. Após a revisão, a partitura deve ser transferida para uma cartolina, para que
todos possam ver o que está escrito a certa distância.
Após a criação da trilha de sons (partitura icônica), convide os educandos a execu-
tá-la, utilizando materiais alternativos diversos, como caixas de papelão, sacos plásticos,
folhas de raio x, latinhas com grãos, entre outros, que devem ser considerados instru-
mentos musicais, cujas qualidades sonoras devem ser aproveitadas para representar os
sons grafados. Na sequência, alguns exemplos desses materiais:






















54 Alessandra Nunes de Castro Silva



Musica 4.indd 54 26/10/2012 08:42:26
   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60