Page 53 - revista Música na Educação Básica
P. 53



MÚSICA na educação bsica





Dicas
- Realize cada um dos momentos em aulas separadas.
- Para o primeiro momento, peça que os alunos desenhem o que
conseguirem imaginar por meio dos sons; se necessário, passe os
sons novamente;
- Para o segundo momento, peça que escrevam os sons que con-
seguirem imaginar por meio das imagens; se for o caso, passe-as
outra vez.


Ao fnal, faça uma avaliação dos resultados por meio de um paralelo entre os três
momentos, observando como os diferentes meios de recepção - audição, visão e audi-
ção e visão - interferem na interpretação dos dados percebidos.
Dando continuidade às refexões acerca da paisagem sonora tempestade, peça aos
alunos que pensem a respeito dos elementos sonoros que a caracterizam. A seguir, su-
gerem-se alguns modelos de perguntas para instigá-los:


1. Aquele que anuncia a chegada da tempestade é constante, mas, por vezes, sua
intensidade varia no decorrer da mesma vento
2. Isso acontece antes da tempestade, quando o vento a prenuncia: elas fazem um
som suave e muita sujeira folhas caindo
3. Não tem hora para acontecer; eles podem ser muitos ou poucos, longos ou curtos
e fazem bastante barulho trovões
4. Com o vento forte, elas batem, fazendo muito barulho e dando susto em todos
porta batendo.
5. Pode ser fraca ou forte, variando de intensidade no decorrer da tempestade
chuva


(D)escrevendo a tempestade
Convide os estudantes a registrar, por meio de símbolos convencionados por eles,
a sequência de sons que ocorrem durante uma tempestade. O intuito é mostrar-lhes as
possibilidades e importância da escrita musical.


Quando a mensagem não pode ser decifrada senão pelos
detentores de um código que deve ser adquirido por uma longa
aprendizagem institucionalmente organizada, é evidente que a re-
cepção depende do controle que o receptor tem do código ou, por
outras palavras, depende da diferença entre o nível de informação
oferecida e o nível de competência do receptor (Bourdieu; Darbel,
2003, p.120).





52 Alessandra Nunes de Castro Silva



Musica 4.indd 52 26/10/2012 08:42:22
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58