Page 69 - revista Música na Educação Básica
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MÚSICA na educação bsica




Considerações finais



Parece fácil sugerir propostas para a prática de conjunto instrumental, mas nem sem-
pre é fácil concretizá-las nos mais diferenciados contextos educacionais. Para Swanwick
(2003, p. 50), a educação musical não é problemática até que venha à superfície em
escolas e colégios, até que se torne formal, institucionalizada.
O cenário educacional atual é justamente de formalização e institucionalização da
música no ensino básico e, por isso, é preciso unir esforços para vencer os obstáculos
que até então difcultaram a inserção qualifcada e sistemática da música no currículo
escolar.
De acordo com o exposto, percebe-se que existem possibilidades e desafos para o
trabalho com prática de conjunto. Assim como são necessárias competências no âmbi-
to musical, pedagógico e sociocultural, a apreciação e a composição musical também
complementam, reforçam e podem ser efcientes aliadas da execução instrumental em
grupo.
Nesse momento de profundas transformações no universo da educação básica bra-
sileira, espera-se que os conteúdos produzidos no presente trabalho possam motivar os
educadores musicais em formação a rever ou aprimorar suas ações na direção de um
ensino de música mais prático, signifcativo e sintonizado com as necessidades
dos alunos e dos contextos socioculturais.
































Ilustração: Juliane Raniro








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