Page 68 - revista Música na Educação Básica
P. 68




V. 4 N. 4 novembro de 2012




Partitura do Zambiapunga recolhida do CD
Zambiapunga (instrumental) Documento nº 4 da série Bahia singular e plural 2


















Um dos alunos daquele grupo foi escolhido pelos colegas para representar o guia ou
mestre da manifestação; assim, com seus gestos, ele comandava as entradas dos instru-
mentos. Ele decidiu que os tambores iriam iniciar a improvisação rítmica, seguidos dos
pratos percutidos com as baquetas de metal e, por fm, os efeitos vocais, que imitavam
os sons dos búzios. Em determinado momento, ele dava um sinal com a voz (hê, hê, hê)
para os colegas fazerem variações na improvisação.


O segundo grupo assistia, dava sugestões e avaliava o conjunto. Em seguida, havia o
rodízio dos grupos para que todos os alunos pudessem participar daquela improvisação.




Com base na apreciação do Zambiapunga Mi-
rim de Taperoá, os alunos puderam representar essa
manifestação cultural em sala de aula, interpretando
e criando padrões rítmicos conforme os comandos
dos próprios colegas. Estes exemplos podem inspirar
outros professores da educação básica a trabalhar em
diversas dimensões com músicas e manifestações cul-
turais brasileiras. As possibilidades são amplas, diversi-
fcadas e desafantes.




Desenho feito pela aluna Rayane Reis -5ª série A Ensino
Fundamental






* 2. O etnomusicólogo Fred Dantas é o responsável pela pesquisa, registro fonográfco e documentação musical desta série. A gravação foi


feita na Casa do Adolescente e da Criança de Taperoá, em 19/05/1999.



Prática de conjunto instrumental na educação básica 67


Musica 4.indd 67 26/10/2012 08:42:40
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73