Page 94 - revista Música na Educação Básica
P. 94




V. 4 N. 4 novembro de 2012



va: cada aluno (ou grupo por computador) poderá participar dessa criação, escolhendo
os sons que farão parte da composição. Pode-se pensar em uma atividade em pequenos
grupos ou em grande grupo.
Na sala de aula, com o uso de apenas um computador, para um trabalho de criação
coletiva com elementos sonoros externos ao jogo, sugerimos escolher uma sequência
de sons que servirá como um ostinato . Depois de montada a sequência no jogo, suge-
9
rimos deixá-la tocando durante a explicação da atividade, embora com menor volume,
para que os alunos possam ouvir a explicação ao mesmo tempo em que ouvem e veem
o jogo em funcionamento.
Entendida a atividade, é hora de dividir a turma em pequenos grupos, lembrando
que cada grupo terá como tarefa a criação de uma música em que o ostinato criado
inicialmente seja utilizado como parte da composição.
Os materiais usados podem ser os mais diversos: voz; corpo, instrumentos de percus-
são, materiais alternativos, entre outros.


Ampliando a ideia
Essa atividade poderá ter inúmeras variações
a. Na criação coletiva em sala de aula, cada aluno pode acrescen-
tar no próprio jogo alguns elementos sonoros diferentes (qua-
dradinhos);
b. Para desenvolver a percepção da relação entre alturas e/ou
ritmo, os quadradinhos, antes de ser inseridos no jogo, poderão
ser pintados em folha de papel (ou ser inseridos com o áudio
desligado para depois serem ouvidos);
c. Para desenvolver uma atividade de execução rítmica, os alunos
acompanham (com instrumentos musicais, corpo ou voz) o
desenho criado pelo professor no jogo. A criação do ritmo pode
estar associada a uma das músicas do repertório dos alunos;
d. Para desenvolver uma atividade de composição, uma melodia
é criada no jogo e, posteriormente, os alunos poderão criar
arranjos com ritmos ou outras linhas melódicas, usando a voz,
instrumentos disponíveis ou sons corporais diversos.




Dependendo da idade e do nível de conhecimento musical dos alunos, outros mo-
delos de jogos neste estilo ou mesmo modelos de sequenciadores poderão ser utiliza-
dos em suas experiências musicais.



* 9. Frase musical que se repete continuamente






Jogos digitais online e ensino de música: propostas para a prática musical em grupo 93


Musica 4.indd 93 26/10/2012 08:43:11
   89   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99