Page 96 - revista Música na Educação Básica
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V. 4 N. 4 novembro de 2012



Sugestão de prática em grupo 12



Etapa um experimentação livre 13


Sugerimos que a atividade seja iniciada pela experimentação livre do jogo, pois en-
tendemos que essa é uma forma de conseguir o engajamento dos alunos. Estando no
Laboratório de informática, os alunos podem ser estimulados a experimentar as diferen-
tes combinações sonoras que o jogo permite e a compartilhar os resultados com seus
colegas. Em sala de aula, com o uso de apenas um computador, pode-se mostrar o jogo
14
para a turma, depois, sugerir que cada aluno vá ao computador e experimente o jogo .
Independentemente da forma como a aula acontece, cabe ao professor levar os alu-
nos a tomar consciência dos conhecimentos musicais que se evidenciarem durante as
experimentações sonoras.


Etapa dois prática musical em conjunto


Como pode ser observado na Figura 4, a sonoridade do teclado se faz por meio de
acordes de I, II III IV e V graus; colocados em cada parte do tempo, estes irão tocar todas
as notas que o compõem.
Sugerimos que o professor explique para os alunos como ocorre essa relação de
graus, apresentando alguma música de repertório conhecido por eles. Esta poderá ser
cantada enquanto o professor aponta no jogo as possibilidades harmônicas. Com isso
poderá ser desenvolvida a percepção harmônica junto ao grupo.
A experiência poderá ser repetida com outras canções sugeridas pelo professor ou
pelos alunos . Para cada nova música, deve-se atentar para os ritmos e os baixos, ins-
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tando os alunos para que percebam se estão adequados ao repertório e estilo musical
escolhido.

Etapa três criação de arranjo


Nesta etapa, o professor escolherá uma das músicas a ser executada pelos alunos por
meio do canto ou da prática instrumental. Podem ser utilizados instrumentos melódicos,
outras percussões ou mesmo instrumentos harmônicos disponíveis em sala, que serão
aliados às sonoridades do jogo. Para esta etapa, sugere-se também a experimentação de
diferentes combinações sonoras do jogo para a música escolhida, desenvolvendo, além
* 12. Pode ser adaptada à faixa etária de cada grupo.


13. Essa experimentação também pode ser feita por meio do laboratório de informática, permitindo que algumas das atividades descritas
na sugestão de prática em grupo para o jogo Drop Box sejam também desenvolvidas no jogo Sheep Beats.
14. Esta atividade terá melhor resultado em turmas menores.
15. Lembramos que o professor deverá sempre respeitar a tonalidade estipulada no jogo. Assim, deve ter cuidado com a escolha do
repertório, de modo a adequar a altura da música às possibilidades vocais dos alunos.



Jogos digitais online e ensino de música: propostas para a prática musical em grupo 95


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