Page 95 - revista Música na Educação Básica
P. 95



MÚSICA na educação bsica




Nesta atividade, o jogo digital apareceu como um recurso para o trabalho de criação
e improvisação em grupo. Ele foi ponto de partida e fez parte de todo o trabalho de ela-
boração das músicas e de criação de improvisos. Os alunos podem ser estimulados a ex-
perimentar outras possibilidades em casa, com colegas. O jogo também permite salvar
as criações para posterior carregamento (opção disponível no menu Salvar e Carregar .
Ali o jogador pode criar uma conta ou carregar uma que já criou. Dentro da conta, pode
salvar e carregar suas músicas .
10



Atividade Dois - Sheep Beats 11






















Figura 4. Imagem feita durante
o jogo. O usuário selecionou a
bateria, onde pode sequenciar
os sons de bumbo (kick), caixa
(snare) e chimbal (hi hat).







Guardando alguma semelhança com o Music Blox, este jogo pode ser visto como
um conjunto de sequenciadores. Nele, o jogador irá escolher a sequência de sons para
os instrumentos disponibilizados: bateria, baixo e teclado. Para cada instrumento, os sons
podem ser distribuídos ao longo de quatro tempos (com cada tempo subdividido em
quatro partes. Observe a Figura 3, onde está selecionada a bateria). Os sons escolhidos
fcam tocando, de forma que os novos sons acrescentados se lhe sobrepõem. Há ainda a
possibilidade de o jogador escolher entre ritmos prontos para a bateria (presets, na parte
direita da Figura 3), acrescentando apenas os outros instrumentos. Assim, constrói sua
música da maneira que achar mais interessante.
* 10. Essa conta é local, fca no computador do jogador


11. Disponível em


94 Andreia Veber e Tiago Brizolara da Rosa



Musica 4.indd 94 26/10/2012 08:43:12
   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100