-
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
Educação musical escolar indígena: ausências significativas na literatura PDF Marcus Venícius Alves Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida Ensino de música nas escolas públicas de Fortaleza: entre a lei e a realidade. PDF Henrique Sérgio Castro, Marcelo Marques Kaczan, Maria Anita Lustosa A produção bibliográfica sobre a guitarra elétrica na pós graduação brasileira PDF Carlos Felipe Santos Freitas Plágio acadêmico-musical: limites e tendências da discussão científica nas Revistas da ABEM (2008 a 2016) PDF Juliana Carla Bastos O ensino de rabeca no Instituto Federal do Rio Grande do Norte na cidade do Natal: Perspectivas com os novos tutores PDF Roberto Wagner de Medeiros Damasceno, Agostinho Jorge de Lima Tudo o que Aprendemos Juntos: a representação social do professor de música PDF Luiz Botelho Albuquerque, Gabriel Petter da Penha Canto coral infantil: reflexões sobre a prática do regente e os novos conhecimentos em Pedagogia Vocal. PDF Leila Uchôa Saldanha, Gerardo Viana Junior A didática aplicada na formação musical de jovens rurais de uma banda de música na cidade de Cascavel/Ceará PDF Cristiane Soares Goncalves, Marco Antonio Toledo do Nascimento GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Educação musical: Interfaces com etnomusicologia, música, corpo, gênero, educação e saúde em um grupo de pesquisa PDF Harue Tanaka GT 1.3 – História da educação musical
Os estudos de Música na Licenciatura Plena em Educação Artística da UFPI: apontamentos históricos (1977-1979) PDF João Valter Ferreira Filho História da Música do Brasil? A formação e construção dessa história dentro da universidade e a influência das matrizes formadoras na cultura brasileira PDF Eloilma Moura Macedo, Filipe Ximenes Parente GT 2.1 - Ensino eaprendizagem demúsica nas escolas de educação básica
Professores de música nas escolas de educação básica: perfil dos alunos ingressantes no curso de música do IF-Sertão/PE-CP PDF Ingrid Torres Barbosa, Carlos André Gomes Lima A música no contexto das festas escolares: um relato da experiência da Festa da Família, do Instituto Dom Barreto, na cidade de Teresina-PI. PDF Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira, Gislene Danielle de Carvalho, Liliane de Olveira Amorim, Juliana Mayra Teixeira MoreiraO PERFIL DOS PROFESSORES DE MÚSICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL PDF Camila Betina Röpke Musicalização na Educação Infantil: Um relato da experiência com alunos de 2 e 3 anos de idade do Instituto Dom Barreto, na cidade de Teresina-PI PDF Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira Fulni-ô e música: um estudo sobre indígenas numa escola de ensino médio PDF André Vasconcelos Arruda, Maria Guiomar Ribas Um relato de experiência das aulas de canto coral na escola Dinorah Tomaz Ramos (Pôster) PDF Wellington Freitas Viana A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE) PDF Daniel Nascimento Sombra, Emerson da Silva Barbosa Semana da Música Hipócrates Zona Norte 2015: relatos de um evento musical na escola básica PDF Hemmerson de Vasconcelos Andrade Dalcroze na pele: Uma ferramenta metodológica para o ensino coletivo dos ritmos brasileiros na educação básica. PDF LEANDRO MACHADO FERREIRA Uma experiência de ensino coletivo de violão PDF jailton jorge araujo Qualidade do ensino de música: Análise sobre a perspectiva de dois professores do ensino básico PDF Ruãnn Cézar Cezário Silva, Giann Mendes Ribeiro Praticas criativas na educação musical: a composição como quebra-cabeça PDF Francisco Michel da Conceição Araújo, Ewelter de Siqueira e Rocha O ENSINO DE MÚSICA PARA JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE NATAL/RN: relato de uma experiência. PDF Genildo Anderson Santos Microcanção CDG processo de criação na Educação Básica PDF Katia Moraes Duarte, Helena Souza Nunes Educação musical para adolescentes: reflexões e desafios a partir de vivências como bolsista de iniciação a docência. PDF Marcus Vinicius Carvalho, Gerardo Silveira Viana Júnior EDUCAÇÃO MUSICAL E QUALIDADE DO ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN PDF Luís Fernandes Moura, Giann Mendes Ribeiro Educação musical no ensino médio integrado: o que os professores pensam sobre o currículo PDF Robson Rodrigues Ribeiro As aulas de violão na Escola de Música Municipal de Macaíba: Uma abordagem educativo-musical em dois olhares PDF Pâmela Araújo de Moura, Filipe Ricardo Cabral de Morais, Erinckinson Bezerra de Lima O papel do professor de música em sala de aula: um relato de estágio PDF Calígia Sousa Monteiro A implementação do ensino de Música nas escolas do município de Petrolina/PE: um estudo de casos múltiplos PDF Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Adelson Aparecido Scotti, Geiza Victória Guimarães Castro Ensino coletivo de violão: relatos de experiência no Projeto de Extensão “Música para Todos” em São Luís-MA (Pôster) PDF João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Israel Raséc Salazar Camelo, Willinson Carvalho do Rosário, Valéria Christian Pacheco OliveiraGT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
O Repertório Diversificado como Elemento Motivador no Aprendizado do Piano: um Relato de Experiência em uma Escola Especializada de Música PDF Caio Talmag Nóbrega A evasão dos estudantes na “Casa das Artes”: um estudo de caso no coral da instituição. PDF Jéssica Barbosa Sales O uso do corpo na sociedade: inter-relações com o desenvolvimento corporal do músico PDF Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior O ensino de Percepção Musical através da música brasileira: norteando uma perspectiva PDF José Simião Severo Ensino de violão para crianças: relatos, possibilidades e discussão PDF Luciano Luan Gomes Paiva GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Da Aprendizagem Informal ao Ingresso em um Curso Superior de Música PDF Bruna Maria de Lima Vieira, Cláudia Fernanda Deltrégia Áudio Digital no Programa de Ensino da UFPB: Aprimoramentos Pedagógicos entre 2013.2 e 2014.1 PDF André Vieira Sonoda Concertos Aula Gravados: Ação Pedagógica Interdisciplinar de Extensão no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (DEMID/ UFPB) em 2015 PDF André Vieira Sonoda O ensino de Percepção Musical: do tradicional ao musical em turmas heterogenias iniciais e iniciadas PDF José Simião Severo Crenças de autoeficácia para a preparação do repertório: um estudo com alunos do curso de bacharelado em violão da Escola de Música da UFBA PDF Jamison Sampaio de Queiroz Santos Projeto de extensão “Música Para Todos”: Um relato de experiência sobre Musicalização Infantil em São Luís-MA (Pôster) PDF Adriana Rodrigues Sousa, João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Willinson Carvalho do Rosário, Celso Ulisses Costa CamposIsabelle vengerova e a concepção da prática dos acentos como estratégia de estudo da técnica pianística. PDF Tarcísio Gomes Filho CONCEPÇÕES DE AQUECIMENTO PARA BANDA DE MÚSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO PDF Washington de Sousa Soares GT 3.1 - Ensinoeaprendizagemdemúsicaemcontextos sociomusicais não-formais e informais
Processo de formação e trajetória de músicos da noite de Fortaleza na década de 1990 PDF Sílvio Mauro Monteiro, Pedro Rogério PERCEPÇÃO MUSICAL E HARMONIA: estudo de caso com um aluno deficiente visual. PDF Francisco Canindé de Medeiros Sena A Música nas Manifestações Culturais de Januária – MG: Um Mapeamento e Estudo Sobre Suas Principais Características PDF Ivan Carlos Schwan, Paulo Vitor Francisco de Jesus, Weverton Clarismundo de Souza Projeto de Extensão "Música Para Todos" : Um relato de experiência sobre o ensino de flauta doce na cidade São Luís- MA (Pôster) PDF adriana rodrigues sousa, Diêgo Ted Rodrigues Bogéa, Celso Ulisses Costa Campos, Ana Déborah Pereira de Barros, Andressa Dias ReisExperiências formadoras no Cariri cearense: a relevância dos saberes informais e não-formais para a formação do campo musical PDF Ibbertson Nobre Tavares MÚSICA E POESIA: um estudo dos processos de transmissão de conhecimento entre os violeiros de Caicó – RN PDF Joalisson Jonathan Oliveira Diniz, Agostinho Jorge de Lima Educação Musical na periferia de Fortaleza: uma pesquisa de Métodos Mistos PDF Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Marco Antonio Toledo Nascimento, Pedro Rogério ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE EXTENSÃO PDF Genivan Silva Transmissão musical em três grupos de cultura popular PDF Fábio Henrique Ribeiro, Wagner Santana de Araújo, Luis Ricardo Silva Queiroz SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE VIOLÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL/RN PDF Johnny Aquino Felix O ENSINO DE MÚSICA NO SESC CIDADÃO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO PDF Luandrey Célio Silva da Costa, José Magnaldo de Moura Araújo Iniciação musical com o método “Da capo”: uma experiência com uma turma iniciante da Banda de Música Maestro Orlando Leite-BMMOL. PDF Francisco Ernani de Lima Brbosa O desenvolvimento da leitura à primeira vista: análise de cinco métodos de solfejos polifônicos aplicados à prática coral PDF Vladimir Alexandro Pereira Silva, Breno Pereira Barbosa Educação musical em domicílio: relatos de uma vivência como profissional liberal PDF Midiam de Souza Fernandes O ensino e aprendizagem de música na Comunidade Católica Sal da Terra em Juazeiro do Norte – CE: entre o não-formal e o informal PDF Cícero Wagner Oliveira Pinheiro, Maria Goretti Herculano Silva Experiências musicais de jovens indígenas por meio das mídias PDF Mara da Silva Pereira da Silva A Cultura Popular e o Ensino de Instrumento: Relato de Experiência (Pôster) PDF Leylliane Regina, Rommel Figueirêdo da Cunha, Eliakim Rommel Santos de Lima Um estudo multicaso sobre os saberes docentes de três maestros atuantes no alto oeste potiguar: um projeto de pesquisa PDF José Hérikson Dantas do Amaral, Valeria Lazaro de Carvalho APRENDENDO COMO SE APRENDE SANFONA: UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS APRENDIZAGEM DOS SANFONEIROS DA CIDADE DE MASSAPÊ-CE. PDF Francisco Ivan Lopes Juvencio A reciprocidade entre teoria e prática musical no cotidiano da Orquestra de Macaíba (RN) PDF Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira O Ensino da Música na Banda de Música Filarmônica 28 de Junho PDF Mirele Barbosa da Silva Aprendizagem musical em família no contexto da aula particular de violão PDF Barbara Mattiuci, Maria Guiomar de Carvalho Ribas Educação musical em contexto de tradição oral: experiência vivenciada em um grupo de capoeira angola. PDF Jeanderson Bulhões Coco de zambê e oficina de percussão: diálogos entre concepções musicais e práticas de ensino PDF agostinho lima, Maíra Soares Cabral GT 3.2 - Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Pesquisa ação em educação musical mediada por tecnologias digitais na escola da educação básica no município de Natal/RN: uma pesquisa em andamento PDF Carlos Ribeiro Aprendizagens musicais na cultura digital e participativa: sobre videoaulas e escutas compartilhadas. PDF Juciane Araldi Beltrame Autodeterminação para aprender a tocar guitarra jogando o Rocksmith PDF Gibson Alves Marinho da Silva, Giann Mendes Ribeiro, Ruânn Cézar Cezário Silva Educação a distância no curso presencial de licenciatura em música: uma experiência com o ensino de história da música PDF Robson Rodrigues Ribeiro A aprendizagem da guitarra elétrica com auxílio de tecnologias digitais: o uso do programa guitar pro em aulas particulares de música PDF Luciano Luan Gomes Paiva GT 3.3 - Educação musical e inclusão social
Técnica vocal para alunos com deficiência visual: um olhar sobre o desafio dessa prática no Grupo Esperança Viva (EMUFRN) PDF Thaise Marcelino Matias Música e Inclusão: ações pedagógicas para o trabalho com um aluno cego no ensino superior PDF Jonatas Souza Silva, Gabriel Nunes Ferreira Sou adulto e posso aprender, sou adulto e tenho muito o que ensinar PDF Midiam de Souza Fernandes Música e Surdez (1986-2016): trinta anos de produção do conhecimento no Brasil (Pôster) PDF Mercia Santana Mathias Contribuição do projeto Esperança Viva para a formação de docentes e alunos com deficiência PDF Maurício Eslabão da Fonseca, Raiane Silmara Nascimento da Silva PROJETO SOM AZUL: MUSICALIZAÇÃO E AUTISMO PDF Luana Kalinka Cordeiro, Raiane Silmara Silva, Gessé José Araújo O ensino de música para alunos cegos e videntes em classe regular de ensino por meio dos jogos musicais: um relato de experiência. PDF ELIZA Oliveira Rocha MAD: o Método de Arranjo Didático PDF Alex Araujo Silva GT 4.1 - Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Experiência formativa em flauta doce na Universidade Federal do Ceará PDF Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Filipe Ximenes Parente Banda Musical Vinícius de Morais: uma experiência vivenciada no Projeto de Extensão “Música Para Todos”, em São Luís-MA PDF João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Ana Déborah Pereira de Barros, Flávio Barbosa Brandão Júnior, Celso Ulisses Costa CamposTrilhas: Compartilhamento de saberes em uma ação interdisciplinar PDF Hayrles Moraes Alcantara, Gerardo Silveira Viana Júnior, Ruama Almeida Barreira, Gabriel Moura Loiola Programa, Estratégia e Didática para um curso de iniciação ao piano PDF Tarcísio Gomes Filho FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: relato de experiência PDF Rosangela Souza da Silva Os recursos tecnológicos presentes no ensino-aprendizagem de música PDF Rosangela Souza da Silva O ensino de música baseado na tipologia dos conteúdos de Antoni Zabala: Uma experiência em um Centro de Obras Sociais através do estágio supervisionado PDF Fernanda Silva da Costa O componente curricular metodologia da pesquisa em música: novos horizontes para a pesquisa e produção científica nos cursos de graduação em música da UFRN PDF Gleison Costa dos Santos Estágio Supervisionado e Musicalização Infantil: Um relato de experiência na UFCG PDF Roger Cristiano Lourenço Silva A Diversidade Cultural nas Práticas Pedagógicas Musicais do Licenciando em Música PDF Andeson Cleomar Santos Oficina de Jogos e Dinâmicas de Musicalização Infantil para professores unidocentes: um relato de experiência PDF João Valter Ferreira Filho Orquestra de violões e oficina de violão coletivo: uma proposta para a formação de professores de música PDF Carla Pereira Santos Estágio Supervisionado em ONGs: prática docente no Centro de Educação Musical Verbus-CEMUV PDF Ítalo Soares da Silva As possibilidades e dificuldades do estágio supervisionado PDF Anderson Franklin Antero Formação docente em música: discutindo os saberes experienciais no PIBID Música / UFRN PDF Catarina Aracelle Porto do Nascimento Orquestra de Violões: um caminho para a prática em grupo e o ensino coletivo de violão PDF Michel Soares de Araújo, Johnatan Martins de Sousa Desmistificando o curso de licenciatura em Música da UFCA: Um relato de experiência PDF Quéops Arsênio Rodrigues, Allisson Figueiredo Filho, Marco Antonio Silva Relato de experiência do Estágio Supervisionado em Música – III (Ensino Médio): abordagem e desafios à formação do Educador Musical (Pôster) PDF Micael Carvalho dos Santos VIVÊNCIAS NA ESCOLA MÉDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS PDF David Bastos Silva Contribuições do Coral da Universidade Federal do Ceará à prática de ensino de música na EMEF Mozart Pinto PDF José da Silva Neto Domingos, Ewelter de Siqueira e Rocha Implantação de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará PDF Liu Man Ying, Ms Dora Utermohl Queiroz Relato de uma atividade prática de ensino integrada a educação musical PDF JANIO CARLOS RAMOS TEIXEIRA, Lucilene Da Silva Paes Experiência docente na disciplina de Estágio Supervisionado I nas oficinas de teclado e violão. PDF Marcus Vinicius Carvalho, Raul Facundo Honorato, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos SantosO trabalho de corpo no Vocal UFC: Experiências e Reflexões. PDF Lucas de Souza Teixeira GT 4.2 - Formação inicial e continuada
Formação de professores de música na sociedade da informação: um olhar sobre o curso de Licenciatura em Música do IF Sertão Pernambucano PDF Adelson Aparecido Scotti O desenvolvimento profissional do professor de música e a escola de educação básica PDF Tamar Genz Gaulke A Motivação de Licenciandos em Música: percursos de uma pesquisa PDF Mário André Wanderley Oliveira Oliveira Atuação profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN dos anos 2008 a 2015 PDF Anne Valeska Lopes da Costa, Giann Mendes Ribeiro Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão PDF Lucas Macêdo Moura, Gerardo Silveira Viana-Junior O Curso de Licenciatura em Música do CECULT-UFRB: perspectivas pedagógicas PDF Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos, Marcelo Alves Brazil, Sólon de Albuquerque Mendes, Rodrigo Heringer Classificação vocal e metodologia do ensaio coral infanto-juvenil: uma revisão bibliográfica. PDF Vladimir Alexandro Pereira Silva, Geysy Carolline Pereira Souza A trajetória de musicalização através do canto coral coletivo na escola pública PDF Danielle Moura Ferreira, Filipe Ximenes Parente A aprendizagem do clarinete na Banda Municipal 6 de Junho da cidade de Bayeux/PB PDF Thayná Italyne da Silva Rocha
ISSN Online: 2318-664X