Go to Top

edição atual

V.2, 2016

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    Educação musical escolar indígena: ausências significativas na literatura PDF
    Marcus Venícius Alves Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida
    Ensino de música nas escolas públicas de Fortaleza: entre a lei e a realidade. PDF
    Henrique Sérgio Castro, Marcelo Marques Kaczan, Maria Anita Lustosa
    A produção bibliográfica sobre a guitarra elétrica na pós graduação brasileira PDF
    Carlos Felipe Santos Freitas
    Plágio acadêmico-musical: limites e tendências da discussão científica nas Revistas da ABEM (2008 a 2016) PDF
    Juliana Carla Bastos
    O ensino de rabeca no Instituto Federal do Rio Grande do Norte na cidade do Natal: Perspectivas com os novos tutores PDF
    Roberto Wagner de Medeiros Damasceno, Agostinho Jorge de Lima
    Tudo o que Aprendemos Juntos: a representação social do professor de música PDF
    Luiz Botelho Albuquerque, Gabriel Petter da Penha
    Canto coral infantil: reflexões sobre a prática do regente e os novos conhecimentos em Pedagogia Vocal. PDF
    Leila Uchôa Saldanha, Gerardo Viana Junior
    A didática aplicada na formação musical de jovens rurais de uma banda de música na cidade de Cascavel/Ceará PDF
    Cristiane Soares Goncalves, Marco Antonio Toledo do Nascimento

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

    Educação musical: Interfaces com etnomusicologia, música, corpo, gênero, educação e saúde em um grupo de pesquisa PDF
    Harue Tanaka

    GT 1.3 – História da educação musical

    Os estudos de Música na Licenciatura Plena em Educação Artística da UFPI: apontamentos históricos (1977-1979) PDF
    João Valter Ferreira Filho
    História da Música do Brasil? A formação e construção dessa história dentro da universidade e a influência das matrizes formadoras na cultura brasileira PDF
    Eloilma Moura Macedo, Filipe Ximenes Parente

    GT 2.1 - Ensino eaprendizagem demúsica nas escolas de educação básica

    Professores de música nas escolas de educação básica: perfil dos alunos ingressantes no curso de música do IF-Sertão/PE-CP PDF
    Ingrid Torres Barbosa, Carlos André Gomes Lima
    A música no contexto das festas escolares: um relato da experiência da Festa da Família, do Instituto Dom Barreto, na cidade de Teresina-PI. PDF
    Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira, Gislene Danielle de Carvalho, Liliane de Olveira Amorim, Juliana Mayra Teixeira Moreira
    O PERFIL DOS PROFESSORES DE MÚSICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL PDF
    Camila Betina Röpke
    Musicalização na Educação Infantil: Um relato da experiência com alunos de 2 e 3 anos de idade do Instituto Dom Barreto, na cidade de Teresina-PI PDF
    Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira
    Fulni-ô e música: um estudo sobre indígenas numa escola de ensino médio PDF
    André Vasconcelos Arruda, Maria Guiomar Ribas
    Um relato de experiência das aulas de canto coral na escola Dinorah Tomaz Ramos (Pôster) PDF
    Wellington Freitas Viana
    A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE) PDF
    Daniel Nascimento Sombra, Emerson da Silva Barbosa
    Semana da Música Hipócrates Zona Norte 2015: relatos de um evento musical na escola básica PDF
    Hemmerson de Vasconcelos Andrade
    Dalcroze na pele: Uma ferramenta metodológica para o ensino coletivo dos ritmos brasileiros na educação básica. PDF
    LEANDRO MACHADO FERREIRA
    Uma experiência de ensino coletivo de violão PDF
    jailton jorge araujo
    Qualidade do ensino de música: Análise sobre a perspectiva de dois professores do ensino básico PDF
    Ruãnn Cézar Cezário Silva, Giann Mendes Ribeiro
    Praticas criativas na educação musical: a composição como quebra-cabeça PDF
    Francisco Michel da Conceição Araújo, Ewelter de Siqueira e Rocha
    O ENSINO DE MÚSICA PARA JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE NATAL/RN: relato de uma experiência. PDF
    Genildo Anderson Santos
    Microcanção CDG processo de criação na Educação Básica PDF
    Katia Moraes Duarte, Helena Souza Nunes
    Educação musical para adolescentes: reflexões e desafios a partir de vivências como bolsista de iniciação a docência. PDF
    Marcus Vinicius Carvalho, Gerardo Silveira Viana Júnior
    EDUCAÇÃO MUSICAL E QUALIDADE DO ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN PDF
    Luís Fernandes Moura, Giann Mendes Ribeiro
    Educação musical no ensino médio integrado: o que os professores pensam sobre o currículo PDF
    Robson Rodrigues Ribeiro
    As aulas de violão na Escola de Música Municipal de Macaíba: Uma abordagem educativo-musical em dois olhares PDF
    Pâmela Araújo de Moura, Filipe Ricardo Cabral de Morais, Erinckinson Bezerra de Lima
    O papel do professor de música em sala de aula: um relato de estágio PDF
    Calígia Sousa Monteiro
    A implementação do ensino de Música nas escolas do município de Petrolina/PE: um estudo de casos múltiplos PDF
    Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Adelson Aparecido Scotti, Geiza Victória Guimarães Castro
    Ensino coletivo de violão: relatos de experiência no Projeto de Extensão “Música para Todos” em São Luís-MA (Pôster) PDF
    João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Israel Raséc Salazar Camelo, Willinson Carvalho do Rosário, Valéria Christian Pacheco Oliveira

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    O Repertório Diversificado como Elemento Motivador no Aprendizado do Piano: um Relato de Experiência em uma Escola Especializada de Música PDF
    Caio Talmag Nóbrega
    A evasão dos estudantes na “Casa das Artes”: um estudo de caso no coral da instituição. PDF
    Jéssica Barbosa Sales
    O uso do corpo na sociedade: inter-relações com o desenvolvimento corporal do músico PDF
    Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior
    O ensino de Percepção Musical através da música brasileira: norteando uma perspectiva PDF
    José Simião Severo
    Ensino de violão para crianças: relatos, possibilidades e discussão PDF
    Luciano Luan Gomes Paiva

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    Da Aprendizagem Informal ao Ingresso em um Curso Superior de Música PDF
    Bruna Maria de Lima Vieira, Cláudia Fernanda Deltrégia
    Áudio Digital no Programa de Ensino da UFPB: Aprimoramentos Pedagógicos entre 2013.2 e 2014.1 PDF
    André Vieira Sonoda
    Concertos Aula Gravados: Ação Pedagógica Interdisciplinar de Extensão no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (DEMID/ UFPB) em 2015 PDF
    André Vieira Sonoda
    O ensino de Percepção Musical: do tradicional ao musical em turmas heterogenias iniciais e iniciadas PDF
    José Simião Severo
    Crenças de autoeficácia para a preparação do repertório: um estudo com alunos do curso de bacharelado em violão da Escola de Música da UFBA PDF
    Jamison Sampaio de Queiroz Santos
    Projeto de extensão “Música Para Todos”: Um relato de experiência sobre Musicalização Infantil em São Luís-MA (Pôster) PDF
    Adriana Rodrigues Sousa, João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Willinson Carvalho do Rosário, Celso Ulisses Costa Campos
    Isabelle vengerova e a concepção da prática dos acentos como estratégia de estudo da técnica pianística. PDF
    Tarcísio Gomes Filho
    CONCEPÇÕES DE AQUECIMENTO PARA BANDA DE MÚSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO PDF
    Washington de Sousa Soares

    GT 3.1 - Ensinoeaprendizagemdemúsicaemcontextos sociomusicais não-formais e informais

    Processo de formação e trajetória de músicos da noite de Fortaleza na década de 1990 PDF
    Sílvio Mauro Monteiro, Pedro Rogério
    PERCEPÇÃO MUSICAL E HARMONIA: estudo de caso com um aluno deficiente visual. PDF
    Francisco Canindé de Medeiros Sena
    A Música nas Manifestações Culturais de Januária – MG: Um Mapeamento e Estudo Sobre Suas Principais Características PDF
    Ivan Carlos Schwan, Paulo Vitor Francisco de Jesus, Weverton Clarismundo de Souza
    Projeto de Extensão "Música Para Todos" : Um relato de experiência sobre o ensino de flauta doce na cidade São Luís- MA (Pôster) PDF
    adriana rodrigues sousa, Diêgo Ted Rodrigues Bogéa, Celso Ulisses Costa Campos, Ana Déborah Pereira de Barros, Andressa Dias Reis
    Experiências formadoras no Cariri cearense: a relevância dos saberes informais e não-formais para a formação do campo musical PDF
    Ibbertson Nobre Tavares
    MÚSICA E POESIA: um estudo dos processos de transmissão de conhecimento entre os violeiros de Caicó – RN PDF
    Joalisson Jonathan Oliveira Diniz, Agostinho Jorge de Lima
    Educação Musical na periferia de Fortaleza: uma pesquisa de Métodos Mistos PDF
    Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Marco Antonio Toledo Nascimento, Pedro Rogério
    ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE EXTENSÃO PDF
    Genivan Silva
    Transmissão musical em três grupos de cultura popular PDF
    Fábio Henrique Ribeiro, Wagner Santana de Araújo, Luis Ricardo Silva Queiroz
    SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE VIOLÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL/RN PDF
    Johnny Aquino Felix
    O ENSINO DE MÚSICA NO SESC CIDADÃO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO PDF
    Luandrey Célio Silva da Costa, José Magnaldo de Moura Araújo
    Iniciação musical com o método “Da capo”: uma experiência com uma turma iniciante da Banda de Música Maestro Orlando Leite-BMMOL. PDF
    Francisco Ernani de Lima Brbosa
    O desenvolvimento da leitura à primeira vista: análise de cinco métodos de solfejos polifônicos aplicados à prática coral PDF
    Vladimir Alexandro Pereira Silva, Breno Pereira Barbosa
    Educação musical em domicílio: relatos de uma vivência como profissional liberal PDF
    Midiam de Souza Fernandes
    O ensino e aprendizagem de música na Comunidade Católica Sal da Terra em Juazeiro do Norte – CE: entre o não-formal e o informal PDF
    Cícero Wagner Oliveira Pinheiro, Maria Goretti Herculano Silva
    Experiências musicais de jovens indígenas por meio das mídias PDF
    Mara da Silva Pereira da Silva
    A Cultura Popular e o Ensino de Instrumento: Relato de Experiência (Pôster) PDF
    Leylliane Regina, Rommel Figueirêdo da Cunha, Eliakim Rommel Santos de Lima
    Um estudo multicaso sobre os saberes docentes de três maestros atuantes no alto oeste potiguar: um projeto de pesquisa PDF
    José Hérikson Dantas do Amaral, Valeria Lazaro de Carvalho
    APRENDENDO COMO SE APRENDE SANFONA: UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS APRENDIZAGEM DOS SANFONEIROS DA CIDADE DE MASSAPÊ-CE. PDF
    Francisco Ivan Lopes Juvencio
    A reciprocidade entre teoria e prática musical no cotidiano da Orquestra de Macaíba (RN) PDF
    Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira
    O Ensino da Música na Banda de Música Filarmônica 28 de Junho PDF
    Mirele Barbosa da Silva
    Aprendizagem musical em família no contexto da aula particular de violão PDF
    Barbara Mattiuci, Maria Guiomar de Carvalho Ribas
    Educação musical em contexto de tradição oral: experiência vivenciada em um grupo de capoeira angola. PDF
    Jeanderson Bulhões
    Coco de zambê e oficina de percussão: diálogos entre concepções musicais e práticas de ensino PDF
    agostinho lima, Maíra Soares Cabral

    GT 3.2 - Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    Pesquisa ação em educação musical mediada por tecnologias digitais na escola da educação básica no município de Natal/RN: uma pesquisa em andamento PDF
    Carlos Ribeiro
    Aprendizagens musicais na cultura digital e participativa: sobre videoaulas e escutas compartilhadas. PDF
    Juciane Araldi Beltrame
    Autodeterminação para aprender a tocar guitarra jogando o Rocksmith PDF
    Gibson Alves Marinho da Silva, Giann Mendes Ribeiro, Ruânn Cézar Cezário Silva
    Educação a distância no curso presencial de licenciatura em música: uma experiência com o ensino de história da música PDF
    Robson Rodrigues Ribeiro
    A aprendizagem da guitarra elétrica com auxílio de tecnologias digitais: o uso do programa guitar pro em aulas particulares de música PDF
    Luciano Luan Gomes Paiva

    GT 3.3 - Educação musical e inclusão social

    Técnica vocal para alunos com deficiência visual: um olhar sobre o desafio dessa prática no Grupo Esperança Viva (EMUFRN) PDF
    Thaise Marcelino Matias
    Música e Inclusão: ações pedagógicas para o trabalho com um aluno cego no ensino superior PDF
    Jonatas Souza Silva, Gabriel Nunes Ferreira
    Sou adulto e posso aprender, sou adulto e tenho muito o que ensinar PDF
    Midiam de Souza Fernandes
    Música e Surdez (1986-2016): trinta anos de produção do conhecimento no Brasil (Pôster) PDF
    Mercia Santana Mathias
    Contribuição do projeto Esperança Viva para a formação de docentes e alunos com deficiência PDF
    Maurício Eslabão da Fonseca, Raiane Silmara Nascimento da Silva
    PROJETO SOM AZUL: MUSICALIZAÇÃO E AUTISMO PDF
    Luana Kalinka Cordeiro, Raiane Silmara Silva, Gessé José Araújo
    O ensino de música para alunos cegos e videntes em classe regular de ensino por meio dos jogos musicais: um relato de experiência. PDF
    ELIZA Oliveira Rocha
    MAD: o Método de Arranjo Didático PDF
    Alex Araujo Silva

    GT 4.1 - Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

    Experiência formativa em flauta doce na Universidade Federal do Ceará PDF
    Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Filipe Ximenes Parente
    Banda Musical Vinícius de Morais: uma experiência vivenciada no Projeto de Extensão “Música Para Todos”, em São Luís-MA PDF
    João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Ana Déborah Pereira de Barros, Flávio Barbosa Brandão Júnior, Celso Ulisses Costa Campos
    Trilhas: Compartilhamento de saberes em uma ação interdisciplinar PDF
    Hayrles Moraes Alcantara, Gerardo Silveira Viana Júnior, Ruama Almeida Barreira, Gabriel Moura Loiola
    Programa, Estratégia e Didática para um curso de iniciação ao piano PDF
    Tarcísio Gomes Filho
    FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: relato de experiência PDF
    Rosangela Souza da Silva
    Os recursos tecnológicos presentes no ensino-aprendizagem de música PDF
    Rosangela Souza da Silva
    O ensino de música baseado na tipologia dos conteúdos de Antoni Zabala: Uma experiência em um Centro de Obras Sociais através do estágio supervisionado PDF
    Fernanda Silva da Costa
    O componente curricular metodologia da pesquisa em música: novos horizontes para a pesquisa e produção científica nos cursos de graduação em música da UFRN PDF
    Gleison Costa dos Santos
    Estágio Supervisionado e Musicalização Infantil: Um relato de experiência na UFCG PDF
    Roger Cristiano Lourenço Silva
    A Diversidade Cultural nas Práticas Pedagógicas Musicais do Licenciando em Música PDF
    Andeson Cleomar Santos
    Oficina de Jogos e Dinâmicas de Musicalização Infantil para professores unidocentes: um relato de experiência PDF
    João Valter Ferreira Filho
    Orquestra de violões e oficina de violão coletivo: uma proposta para a formação de professores de música PDF
    Carla Pereira Santos
    Estágio Supervisionado em ONGs: prática docente no Centro de Educação Musical Verbus-CEMUV PDF
    Ítalo Soares da Silva
    As possibilidades e dificuldades do estágio supervisionado PDF
    Anderson Franklin Antero
    Formação docente em música: discutindo os saberes experienciais no PIBID Música / UFRN PDF
    Catarina Aracelle Porto do Nascimento
    Orquestra de Violões: um caminho para a prática em grupo e o ensino coletivo de violão PDF
    Michel Soares de Araújo, Johnatan Martins de Sousa
    Desmistificando o curso de licenciatura em Música da UFCA: Um relato de experiência PDF
    Quéops Arsênio Rodrigues, Allisson Figueiredo Filho, Marco Antonio Silva
    Relato de experiência do Estágio Supervisionado em Música – III (Ensino Médio): abordagem e desafios à formação do Educador Musical (Pôster) PDF
    Micael Carvalho dos Santos
    VIVÊNCIAS NA ESCOLA MÉDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS PDF
    David Bastos Silva
    Contribuições do Coral da Universidade Federal do Ceará à prática de ensino de música na EMEF Mozart Pinto PDF
    José da Silva Neto Domingos, Ewelter de Siqueira e Rocha
    Implantação de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará PDF
    Liu Man Ying, Ms Dora Utermohl Queiroz
    Relato de uma atividade prática de ensino integrada a educação musical PDF
    JANIO CARLOS RAMOS TEIXEIRA, Lucilene Da Silva Paes
    Experiência docente na disciplina de Estágio Supervisionado I nas oficinas de teclado e violão. PDF
    Marcus Vinicius Carvalho, Raul Facundo Honorato, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos Santos
    O trabalho de corpo no Vocal UFC: Experiências e Reflexões. PDF
    Lucas de Souza Teixeira

    GT 4.2 - Formação inicial e continuada

    Formação de professores de música na sociedade da informação: um olhar sobre o curso de Licenciatura em Música do IF Sertão Pernambucano PDF
    Adelson Aparecido Scotti
    O desenvolvimento profissional do professor de música e a escola de educação básica PDF
    Tamar Genz Gaulke
    A Motivação de Licenciandos em Música: percursos de uma pesquisa PDF
    Mário André Wanderley Oliveira Oliveira
    Atuação profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN dos anos 2008 a 2015 PDF
    Anne Valeska Lopes da Costa, Giann Mendes Ribeiro
    Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão PDF
    Lucas Macêdo Moura, Gerardo Silveira Viana-Junior
    O Curso de Licenciatura em Música do CECULT-UFRB: perspectivas pedagógicas PDF
    Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos, Marcelo Alves Brazil, Sólon de Albuquerque Mendes, Rodrigo Heringer
    Classificação vocal e metodologia do ensaio coral infanto-juvenil: uma revisão bibliográfica. PDF
    Vladimir Alexandro Pereira Silva, Geysy Carolline Pereira Souza
    A trajetória de musicalização através do canto coral coletivo na escola pública PDF
    Danielle Moura Ferreira, Filipe Ximenes Parente
    A aprendizagem do clarinete na Banda Municipal 6 de Junho da cidade de Bayeux/PB PDF
    Thayná Italyne da Silva Rocha