Go to Top

edição atual

V.3, 2018

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    A discussão crítica como condição para o desenvolvimento da pesquisa em educação musical: algumas reflexões a partir de uma experiência PDF
    Maura Penna
    Educação Musical em turmas multisseriadas de escolas rurais: Um relato de experiência PDF
    Josefa Eliane Ribeiro Mendes
    [Comunicação] A inserção dos pianos acústicos no Cariri: possíveis contextos musicais PDF
    Sara Perin Massaki
    Formação em pesquisa na área de Educação Musical: exercitando o olhar a partir de análises fílmicas PDF
    Ítalo Soares Silva, Yanaêh Vasconcelos Mota, Calígia Sousa Monteiro, Júlio César da Silva, Carlos Henrique Lima de Carvalho, Pâmela Araújo de Moura
    Avaliação em Música: a presença da avaliação da aprendizagem e do ensino de música nas publicações da ABEM e ANPPOM entre 2013 e 2017 PDF
    Fernanda Gomes de Amorim

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

    O campo de pesquisa em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará: praxiologia e epistemologias desvelando a formação de um campo PDF PDF
    Ibbertson Nobre Tavares, Pedro Rogério

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    Prepare o guarda-chuva: a “tempestade de ideias” no ensaio do coro PDF
    Klesia Garcia Andrade
    Universo da Imaginação: um relato sobre a construção de um musical escolar PDF
    Jaqueline Câmara Leite, Lucas Barreto Oliveira
    Pedro na fazenda: a contação e sonorização de histórias como recurso didático para o ensino de música na educação infantil PDF PDF
    Carlos Antônio Freitas da Silva, Valeria Lazaro Carvalho
    A Cantoria Repentista como objeto de Educação Musical PDF
    Rodolfo Rodrigues
    A música na educação básica: um relato de experiência em uma escola da rede particular de ensino em Aracaju/SE PDF
    Kadja Emanuelle Araujo Santos, Elide Lopes da Silva
    O Recital Didático no projeto Música na Escola: os aprendizados construídos por estudantes das escolas e dos discentes do curso de Música - Licenciatura da UFC/Sobral PDF
    Marcelo Mateus de Oliveira, João Emanoel Ancelmo Benvenuto
    O ensino de artes nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Montes Claros-MG: um levantamento acerca da presença/ausência do Educador Musical PDF
    RAIANA ALVES MACIEL LEAL DO CARMO, Samara Francine Ferreira Rodrigues, Jorge Lucas Ferreira Rocha, Lenilce da Silva Reis Santana, Luciano Cândido e Sarmento, Kaio Silvano Rodrigues da Silva, Josué Junio Silva Gonçalves
    A formação do professor de Música no Estágio Supervisionado: um relato de experiências a partir da percepção de três estagiárias PDF
    Luana Cristina Moura de Sousa, Leidyjane da Silva Santos, Scharlet Amanda Dias Cardoso, Gabriel Nunes Lopes Ferreira
    PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MUSICAL EM ESCOLAS REGULARES DE FORTALEZA PDF
    Sarah Fontenelle Catrib
    Currículo de música no ensino médio integrado: uma análise dos PPCs de três cursos técnicos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia PDF
    Robson Ribeiro
    [Comunicação] Atividades de música além da música: práticas significativas e abrangentes em educação musical PDF
    Felipe de Burgos Rocha, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira
    A formação continuada dos professores do ensino curricular de Música em uma Rede Municipal de Educação: ampliando territórios PDF
    Waleska Regina Becker Coelho De Franceschi, Rodrigo Cantos Savelli Gomes, Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva, Claudia Roberta Yumiko Tristão, Rafael Martins Gonçalves

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    Do uso de jogos para o desenvolvimento de competências musicais – um relato de prática docente PDF
    Tarcísio Gomes Filho, Fernanda de Moura Estevão Peroba
    Do bacharelado à sala de aula: experiências e práticas de professores no ensino de instrumento para a segunda infância PDF
    Fernanda de Moura Estevão Peroba, Tarcísio Gomes Filho
    Ensino Coletivo de violão em uma escola particula da cidade de camaçari. PDF
    Joice Rabelo das Neves Rodrigues, Felipe de Miranda Rebouças
    [Comunicação] O ensino de violino na escola de música de Macaíba - RN no primeiro semestre de 2018 PDF
    Antonio Renato de Araújo, Rucker Bezerra de Queiroz, Maria Clara de Almeida Gonzaga, Tamar Genz Gaulke

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    Minhas músicas, suas músicas: (in)exclusões e (trans)formações na licenciatura em música PDF
    Maura Penna, Ana Luiza Miranda Pinto, Susie Santos
    Recital Musicopedagógico CDG: um jeito diferente de compartilhar Música com o público PDF
    Helena de Souza Nunes, Katia Sirlene de Moraes Duarte da Silva, Clarissa de Godoy Menezes, Rafael Guerini Atolini, Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos, Jaqueline Câmara Leite, Obadias de Oliveira Cunha, Patrick André de Amorim Lima
    Aprendizagem Musical Compartilhada: a prática instrumental coletiva de Saxofone no Curso de Música na UFCA PDF
    Jose Robson Maia Almeida
    O PRIMEIRO ANO DE ESTUDOS DE ACORDEOM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA: reflexões iniciais sobre o processo ensino-aprendizagem à luz de teorias psicogenéticas interacionistas PDF
    Rute Carolina da Cunha Benigno, Magnus Kelly Moura da Cunha, Hélio Giovanni Medeiros da Silva
    Em busca de uma nova metodologia para o ensino de Contraponto na Licenciatura PDF
    Fellipe Teixeira
    Atuação profissional dos egressos do Curso de Música da UFCA PDF
    Jose Robson Maia Almeida, Antonio Chagas Neto, Ana Carla Ribeiro da Silva, Rodolfo Rodrigues, Ricardo Francisco Reis, Isaac Helder Alves Silva, Sara Perin Massaki, Larissa Maximiniano Maximiniano Silva, Moema Dantas de Aguiar
    Ensino coletivo de canto: um relato de experiência na Presto-Ópera UFPB PDF
    Gutenberg de Lima Marques, Amarilis Rebua de Mattos
    A Criação Musical na Formação de Professores de Música: concepções gerais e diretriz pedagógica PDF
    Quedma Rocha Cristal, Vinicius Borges Amaro
    Egressos de Licenciatura em Música como fonte de pesquisa: levantamento e análise de teses e dissertações do catálogo da CAPES PDF
    Anne Valeska Lopes da Costa, Giann Mendes Ribeiro
    O que os dados nos dizem?: um levantamento estatístico sobre o número de professoras de violoncelo nas universidades federais brasileiras PDF ()
    Yanaêh Vasconcelos Mota, Zilmar Rodrigues de Souza
    As funções cognitivas implicadas na regência de orquestras universitárias: um estudo exploratório PDF
    Adeline Annelyse Marie Stervinou
    Violão em conjunto e violonistas em formação: impactos das experiências em grupos estáveis de violões na autoeficácia dos estudantes de violão no ensino superior PDF
    Felipe de Miranda Rebouças
    Processos de criar e de aprender (a criar?): emaranhado criação-ensino PDF
    Paulo Rios Filho, Júlio Santos, Patrik Oliveira, Leandro Silva
    Ensino de Piano em Grupo na Educação Superior no Brasil: uma breve análise PDF
    Anita Garrido
    TALENTO MUSICAL EXISTE? UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE CANTO NO ENSINO SUPERIOR PDF
    Juliana Bischoff

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

    Procedimentos metodológicos e princípios éticos na pesquisa de campo em educação musical: um estudo de caso na ONG Casa Pequeno Davi PDF
    Quézia P. De Barros S. Amorim, Cristiane Maria Galdino de Almeida
    O ensino de canto para a prática de capoeira PDF
    Daniel Chris Amato, Endre Solti
    BANDAS DE MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TRAJETÓRIA DOS MAESTROS DO VALE DO JAGUARIBE PDF
    Francisco Ernani de Lima Barbosa, Cristiane Soares Gonçalves
    Roda Sonora: fazer musical coletivo em três contextos PDF
    ANGELITA MARIA VANDER BROOCK, JOSÉ RAIMUNDO LEAL
    “Eu, regente?!” — Meu sítio e minha caminhada inicial entre cânticos e coristas PDF
    Carlos Renato de Lima Brito
    O papel social do educador musical e suas estratégias pedagógicas em meio aos desafios do ensino não-formal PDF
    Francisca Antonia Marcilane Gonçalves Cruz, Cristiane Soares Gonçalves, Marco Antonia Toledo Nascimento
    Sonhando com a vida, vivenciando Música: Um relato de experiência PDF
    Lenilce da Silva Reis Santana, Alessandra Alves da Silva
    Cidadania e projetos sócio-orquestrais PDF
    Elizane Priscila Silva Santana
    Educação Musical, Cultura e Sociedade: breves apontamentos PDF
    Gleison Costa dos Santos
    A Banda enquanto Escola de Música: um estudo de caso na Banda de Música Mestre Pixuna PDF
    Jéssica Barbosa Sales
    Método Parabolé: Criatividade e composição como ferramentas para a educação musical em contextos não-formais. PDF
    Rubson Pinto da Silva
    O Processo da Musicalização: concepções e implicações práticas PDF
    Quedma Rocha Cristal
    Universo Percussivo Baiano: Uma Proposta de Utilização do Ritmo Ijexá na Aplicação do Método UPB para Treinamento Rítmico e Instrumental. PDF
    Adrian Estrela Pereira, Ekaterina Konopleva

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    Iniciação ao piano com suporte de novas tecnologias: uma análise do aplicativo Piano Maestro PDF
    Felipe Novaes Cantão
    Formação de professores de música na contemporaneidade: interações e debates na rede social whatsapp PDF
    Luciano Luan Gomes Paiva
    Compor e gravar um Rap em sala de aula: uma sequência de atividades PDF
    Bruno Torres Araujo de Melo
    Uma ferramenta computacional para o aprendizado à distância da expressividade na improvisação musical jazzística . PDF
    Endre Solti, Daniel Chris Amato, José Eduardo Fornari Novo Jr
    Tecnologias como Elementos Mediadores da Aprendizagem Musical das Bandas de Rock Autoral em Sobral-CE PDF
    Tiago de Quadros Maia Carvalho

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    Ensino de contrabaixo acústico em projeto social: relato de experiência no projeto ação social pela música na cidade de João Pessoa/PB PDF
    Rainere de Azevedo Travassos
    Ensino de música para surdos em uma ONG: um projeto de pesquisa PDF
    Tiago de Oliveira Nascimento, Cristiane Maria Galdino de Almeida
    Reflexões sobre o ensino de música no contexto da deficiência em artigos publicados nas Revistas da ABEM PDF
    Rosangela Silva do Carmo
    A música na construção do ser humano: jogos musicais no coral do CAPS de Paraipaba como uma forma de musicalização PDF
    Álida Romênia de Sousa Moreira, Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves
    Possibilidades transversais entre prática em conjunto e educação musical: relato de experiência PDF
    Fellipe Teixeira
    Práticas de apreciação musical nas classes hospitalares e domiciliares da Rede Municipal de Ensino de Salvador-Bahia PDF
    RITA DE CÁSSIA SILVA CARDOSO, EUDES OLIVEIRA CUNHA
    Ensino de música para pessoas com deficiência intelectual: análise de uma experiência no município de Dias d’Ávila-Bahia PDF
    JAMILE CONCEIÇÃO DA ROCHA GONÇALVES, EUDES OLIVEIRA CUNHA
    Processo de Ensino-aprendizagem na formação musical de pessoas com deficiência visual: um olhar sobre o projeto de extensão Esperança Viva/UFRN PDF
    Jhon Kleiton Santos de Queiroz
    CANTO CORAL NA TERCEIRA IDADE: Uma experiência com Coros na Bahia PDF
    Neide dos Santos

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

    Aprendizagem coletiva: uma experiência musical com alunos da EJA PDF
    Laizime da Silva Fontes
    A extensão e a formação de professores de música PDF
    simone marques braga, Simone silva gonçalves, Vanessa Oliveira, Vanessa Victória Pereira, Anderson Nascimento Silva

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    PROMUSICA: Um Programa de Formação Inicial e Continuada em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte PDF
    Tamar Genz Gaulke
    Ensino coletivo de violão: uma turma de diversidades PDF
    Johnatan Martins de Sousa, Joelson Montes de Sales
    Produzindo o primeiro CD: trabalhando paródias com as cantigas populares na educação básica PDF
    Johnatan Martins de Sousa, Fabíola Santos de Araújo
    Integração de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na formação e na atuação dos professores de música na educação básica na região de Sobral: tecnologias e práticas didático-pedagógicas para uma educação centrada no humano PDF
    Marcos André Martins Aristides, João Emanuel Benvenuto, Marco Antonio Nascimento Toledo
    Prática como componente curricular: discutindo a sua inserção no Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros PDF
    RAIANA ALVES MACIE LEAL DO CARMO, Isaias Pereira Silva, Samuel Naamã Scarcela Rosa