Page 44 - revista Música na Educação Básica
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V. 4 N. 4 novembro de 2012
A próxima nota a ser aprendida será o fá# grave, já que o dedo indicador (mão di-
reita) possui uma independência em relação aos demais e proporciona ao aprendiz o
alcance de mais um passo (com sucesso) em seu aprendizado. Em seguida, será a nota
mi grave, com a retirada da fta adesiva do orifício número seis; depois a nota sol, com a
retirada da fta do orifício número cinco; e assim por diante, sempre respeitando o de-
senvolvimento e o tempo de cada aluno.
Nota mi grave
Nota fá# grave
Nota sol grave
Atividades de leitura e notação musical
Assim como a criança aprende a ler e a escrever depois de estar fuente na habilida-
de da fala, não se aconselha que a criança que aprende um instrumento pelo método
Suzuki aprenda a ler e a escrever música antes de tocar ou mesmo simultaneamente a
isso. Para alunos Suzuki, o desenvolvimento de habilidades auditivas e cinestésicas pre-
cedem à adição de referências visuais (Toda criança pode, 2003, p. A 23). Faz-se neces-
sário que o ambiente seja preparado e também que seja estimulante. Nesta fase, várias
brincadeiras podem ser realizadas:
Brincar com o parâmetro do som altura: com as letras correspondentes às arti-
culações, as crianças podem criar sua partitura no chão, escrevendo uma sequência de
Flauta doce como instrumento artístico: uma experiência em sala de aula 43
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