Page 45 - revista Música na Educação Básica
P. 45



MÚSICA na educação bsica




sons mais agudos ou graves existentes na música. Elas podem, ainda, inventar gráfcos
e desenhos, registrando suas músicas com legendas e pequenas explicações. Assim, de-
senvolvem seu senso crítico diante das propostas que lhe são feitas.


A oportunidade de grafar suas criações ou sons produzidos pelo
educador ou colegas obriga o aluno a fazer escolhas, refetir e
analisar de forma crítica a efcácia de suas expressões gráfcas,
comparando-as com as demais (Cuervo, 2009, p. 37).























Atividade de leitura e notação musical

Brincar de escrever: assim como os alunos da educação infantil são incentivados à
leitura da língua materna, os aprendizes musicais podem realizar atividades que contem-
plem códigos e símbolos musicais que eles verão e aprenderão mais tarde no momento
do aprendizado da notação convencional. Simples atividades de desenhar bolinhas ou
de fazê-las com papel crepom servem de incentivo para ler e escrever música, desde
que sejam realizadas em um contexto signifcativo para eles.













Atividade de leitura e notação musical














44 Luciana Aparecida Schmidt dos Santos e Miguel Pereira dos Santos Junior



Musica 4.indd 44 26/10/2012 08:42:14
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50