Page 48 - revista Música na Educação Básica
P. 48
V. 4 N. 4 novembro de 2012
Referências
AGUILAR, Patrícia M. Fala fauta: um estudo sobre as articulações indicadas por
Silvestro Ganassi (1535) e Bartolomeo Bismantova (1677) e sua aplicabilidade a
intérpretes brasileiros de fauta doce. Dissertação (Mestrado) Universidade de
Artes de Campinas. Programa de Pós-Graduação em Música. Campinas, 2008.
BEINEKE, Viviane. A educação musical e a aula de instrumento: uma visão crítica
sobre o ensino da fauta doce. Expressão, Revista do Centro de Artes e Letras da
UFSM, Ano 1, Nº 1/2, 1997, p. 25-32.
BEINEKE, Viviane. O ensino da fauta doce na educação fundamental. In:
HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Ensino de Música: propostas para pen-
sar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003, p.86-100.
CUERVO, Luciane. Musicalidade na performance com a fauta doce. Dissertação
(Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação.
Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, 2009.
ILARI, Beatriz. Shinichi Suzuki - A educação do talento. In: MATEIRO, Teresa; ILA-
RI, Beatriz. Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 185-
218.
SANTOS, Luciana A. S.; SANTOS JR, Miguel P.; CACIONE, Cleusa E. dos S. Ca-
dernos de Música: um registro e muitas avaliações. Música na Educação Básica.
Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 104-115, 2010.
SUZUKI, Shinichi. Educação é amor: um novo método de educação. Tradução
de Anne Corinna Gottber. 2ª edição. Santa Maria: Pallotti, 1994.
SUZUKI, Shinichi. Suzuki: Recorder School. Volume 1. USA: Alfred Publishing Co.,
1997.
TODA CRIANÇA PODE. Uma introdução à Educação Suzuki. Material cedido aos
professores do curso introdutório de treinamento do professor SAA. Associação
Suzuki das Américas, 2003.
Flauta doce como instrumento artístico: uma experiência em sala de aula 47
Musica 4.indd 47 26/10/2012 08:42:17