Page 61 - revista Música na Educação Básica
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MÚSICA na educação bsica




Considerações iniciais



A prática de conjunto instrumental pode ser uma efciente estratégia metodológi-
ca para o educador musical, pois, envolvendo diversas formações musicais, favorece o
trabalho em diversos contextos educacionais e com alunos de diferentes faixas etárias
e níveis de conhecimento musical. Por meio dessa prática grupal, o ensino instrumental
torna-se mais dinâmico e prazeroso, ganhando importância como disciplina obrigatória
nos cursos de licenciatura em música.


Entre as tendências atuais da educação musical no Brasil dadas a riqueza e a diver-
sidade da música popular brasileira observam-se a valorização e a inserção das músicas
e manifestações da cultura oral nos contextos acadêmico e regular de ensino. Nos Parâ-
metros Curriculares Nacionais (PCN-Arte) para o 1º e 2º ciclos e 3º e 4º ciclos do Ensino
Fundamental (Brasil, 1997, 1998), são mencionados conteúdos relacionados a práticas
instrumentais sintonizadas com a tradição cultural brasileira. Por exemplo:


Arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos ba-
seados nos elementos da linguagem musical, em atividades que
valorizem seus processos pessoais, conexões com a sua própria
localidade e identidades culturais. (Brasil, 1997, p. 78)
Arranjos, acompanhamentos, interpretações de músicas das
culturas populares brasileiras, utilizando padrões rítmicos, melódi-
cos, formas harmônicas e demais elementos que as caracterizam.
(Brasil, 1998, p. 83)


Apesar das orientações constantes nos PCN, esses conteúdos, muitas vezes, não fa-
zem parte dos planejamentos curriculares da educação básica, na qual os licenciados
em música estão legalmente habilitados a lecionar. Souza (1997) argumenta que dis-
ciplinas como Prática instrumental em grupo para a escola ou Arranjos para a prática
escolar não têm representatividade nos currículos das licenciaturas em música. Isto de-
monstra que, no processo de formação docente em prática de conjunto instrumental,
não se vem dando ênfase às possibilidades de atuação do educador musical na escola
de ensino regular. Não basta aprender a tocar em conjunto ou elaborar arranjos, mas é
imprescindível promover meios para que os professores em formação possam adaptar e
articular esses conteúdos às diferentes realidades socioculturais que se apresentam nas
escolas.
O advento da LDBEN 9.394/1996 provocou mudanças signifcativas no funciona-
mento e na organização do ensino superior e da educação básica no Brasil. Mateiro
(2009, p. 18) ressalta que essa lei gerou novos formatos para as instituições, criou novas
modalidades de cursos e programas e modifcou as normas para as reformas curriculares



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