Page 65 - revista Música na Educação Básica
P. 65



MÚSICA na educação bsica





a Conhecer a escola escolhida para o estágio, seus dirigentes, seus
funcionários, o corpo docente, o espaço da sala de aula, os recur-
sos disponíveis para as aulas de música, como também outros
fatores que se apresentam no cotidiano da escola regular;
a Procurar observar os alunos com os quais irá trabalhar;
a Evitar transmitir conceitos teóricos desconectados da prática
musical;
a Conhecer o contexto e os elementos estruturais das músicas a
ser trabalhadas;
aUtilizar um repertório musical amplo e variado;
a Não impor barreiras para o uso da diversidade musical em sala
de aula e evitar qualquer tipo de preconceito.




Tomando como base as manifestações da cultura popular recolhidas por Fred Dan-
tas (série Bahia singular e plural) e Hermano Viana (série Música do Brasil), Alice planejou
algumas aulas com o objetivo de propiciar aos alunos o contato com conteúdos sobre a
diversidade cultural brasileira.


Em 1998, equipes da TV Educativa da Bahia (TVE) e o etnomusicó-
logo Fred Dantas realizaram uma importante pesquisa no contexto
da música de tradição oral denominada Bahia singular e plural.
Foram 52 mil quilômetros percorridos em diversos municípios da
Bahia para registrar as diversas manifestações culturais existentes
neste Estado. O projeto Música do Brasil (2000), coordenado pelo
antropólogo Hermano Viana, veio também contribuir para ampliar
o repertório de músicas tradicionais, mediante o registro do traba-
lho de mais de cem grupos musicais, percorrendo 80 mil quilôme-
tros do território nacional. Registrou-se uma variedade de gêneros
musicais [1] em quatro CDs, foram gravados quinze programas de
TV e editado um livro com fotografas. Os professores em formação
devem ser orientados a valorizar este rico acervo cultural, fruto de
árduo e minucioso trabalho de campo, para incorporar ao repertó-
rio de sala de aula exemplos de cantos de trabalho, danças dramá-
ticas, canções de roda, brincadeiras infantis, manifestações estas
impregnadas de elementos indígenas, africanos e portugueses, que
são as principais matrizes da cultura brasileira. (Bastião, 2009, p. 67)


Ao assistir o documentário da série Bahia singular e plural, os alunos puderam se
aproximar do contexto sociocultural no qual as manifestações aconteciam, ouvir as ex-
plicações dos mestres da cultura, observar a maneira pela qual os personagens canta-



64 Zuraida Abud Bastião



Musica 4.indd 64 26/10/2012 08:42:33
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70