Page 66 - revista Música na Educação Básica
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V. 4 N. 4 novembro de 2012
vam, tocavam, dançavam, improvisavam e se vestiam. Todo esse teatro popular, ainda
pouco divulgado pelos meios de comunicação, certamente alegra milhares de pessoas
por esse Brasil afora. Uma manifestação que suscitou um grande interesse e envolvimen-
to dos alunos foi o Zambiapunga.
Figura 1 Zambiapunga.
(http://folguedosdobrasil.blogspot.com/2010/04/os-folguedos-do-brasil.html)
Zambiapunga é uma cerimônia para afugentar os maus espíritos,
originária de países africanos de etnia Banto. No município baiano
de Nilo Peçanha, um grupo de mascarados acorda a população da
cidade na madrugada do dia 1º de novembro dia de Todos os
Santos com sons inusitados, transformando búzios gigantes em
instrumentos de sopro e enxadas em instrumentos de percussão.
Outros instrumentos como tambores e berra-boi (tipo de cuíca)
também fazem parte do conjunto. Os mascarados dançam e tocam
sob o comando de um guia que indica a hora de mudar o padrão
rítmico (toque).
Alice já tinha tido uma experiência musical bem sucedida com esta manifestação
popular em outra escola onde havia ensinado. Ela então considerou sua experiência pré-
via e o interesse dos alunos do estágio pela força da atividade percussiva na citada mani-
festação, para conectá-los com os conteúdos musicais que pretendia ensinar. O colégio
em que ela realizava o estágio tinha tradição na formação de bandinhas rítmicas desde a
época de sua fundação e ela soube observar essa realidade e se articular com ela.
Na aula seguinte, após já terem assistido ao documentário, os alunos escutaram a
faixa Zambiapunga Mirim de Taperoá: Zambiapunga do CD Documento nº 4 da série
Bahia singular e plural. Baseada na concepção de Swanwick (2003) acerca do reforço mú-
Prática de conjunto instrumental na educação básica 65
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