Page 64 - revista Música na Educação Básica
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V. 4 N. 4 novembro de 2012




a Saber ampliar as possibilidades criativas em sala de aula (ex: em
uma instrumentação baseada na proposta de Orf, os alunos
podem contribuir com textos ou parlendas da cultura local, mo-
vimento corporal, modalidades rítmicas etc.).
a Acolher as opiniões do grupo e tomar decisões musicais em con-
junto, ou seja, cada aluno dá a sua contribuição que vai culminar
em um produto fnal único.
a Convidar outros músicos e mestres da cultura popular para tocar
para os alunos.
a Estimular a exploração de sons corporais e a construção de
instrumentos musicais, como estratégia efcaz para desenvolver
a criatividade e lidar com a constante falta de instrumentos nas
escolas.
a Saber incorporar ao grupo aqueles alunos que são iniciantes e
aqueles que já tocam algum instrumento.



Além dessas habilidades, e como desdobramento das mesmas, outra consideração
pode ser feita. Por exemplo, a prática não é uma atividade isolada das outras maneiras
de se relacionar com a música. De acordo com Swanwick (2003, p. 95), muitos educa-
dores musicais certamente acreditam que compor, tocar e escutar são atividades que se
reforçam mutuamente (Leonhard House 1959; Mills 1991; Plummeridge 1991; Swanwick
1979).


Para praticar música em conjunto, os alunos podem escutar uma interpretação da
música que vai ser trabalhada, o que certamente facilitará a composição (criação) de
arranjos ou acompanhamentos mais sintonizados com o próprio caráter da música em
questão.




Na prática da sala de aula


Os exemplos aqui expostos referem-se a uma proposta desenvolvida no estágio cur-
ricular de uma estudante do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal
da Bahia, supervisionado por esta autora. O estágio foi realizado em uma escola particu-
lar de educação básica de Salvador, Bahia, e contou com a participação de 35 alunos da
5ª série, na faixa etária de 9 a 12 anos, sendo 19 meninos e 16 meninas.
Durante as aulas de orientação de Alice (pseudônimo da estagiária) algumas reco-
mendações foram feitas, por exemplo:







Prática de conjunto instrumental na educação básica 63


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