-
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
O Professor Eugênio Schneider e narrativas (auto)biográficas de um legado de ensino de música em Santa Maria- RS PDF Jade da Rosa Schneider, Ana Lucia Louro Aproximações da ludicidade na prática coral com crianças e idosos em duas pesquisas de mestrado. PDF Jeimely Heep Bornholdt, Micheline Prais de Aguiar Marim Gois Motivação e criatividade em musicalização infantil: aspectos teóricos e metodológicos de um estudo de caso PDF Flávia de Andrade Campos Silva, Rosane Cardoso de Araújo Corpo e Gênero na Educação Musical PDF Cristina Rolim Wolffenbüttel, Bruno Felix da Costa Almeida, Daniele Isabel Ertel, Diego Luís Faleiro HerencioTesouras da resistência – Por uma educação musical menor PDF Michelle Cavalcanti Aguiar, Eduardo Guedes Pacheco A VOZ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA: UM ESTUDO EM TRÊS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL PDF Claudinéia Crescêncio Pacheco, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo O ENSINO DE MÚSICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF Daniela Cesa Fracasso [Comunicação] A inserção da música na educação básica da rede municipal de Pelotas PDF Leidiane Souza Feijó Educação Musical e Deficiências: A Inclusão no Ensino Regular PDF Andréia Cristina de Souza Lang O uso de imagens e vídeos em pesquisas qualitativas na educação musical PDF Matheus de Carvalho Leite, Jusamara Souza, Jean Carlos Presser dos Santos, Michelle Arype Girardi LorenzettiFamílias aprendendo música em um mesmo espaço: uma experiência em um grupo de práticas vocais coletivas PDF Rayssa Fernandes Viegas GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Apreciar, criar, recriar: as atividades lúdicas e cooperativas como fontes de construção do conhecimento musical PDF Patrícia Kebach GT 1.3 – História da educação musical
Movimentos na construção da Educação Musical: a ABEM em foco PDF ivan carlos schwan Do Canto Orfeônico às práticas corais infantis: o desenvolvimento histórico do Canto Coral no Brasil PDF Dhemy Fernando Vieira Brito GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
O Ensino de música no Ensino Técnico Integrado ao Médio em três campi do Instituto Federal Catarinense– IFC PDF tereza cristina benevenutti lauterio, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo AULA DE MÚSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: Percepções de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul PDF Aline Pereira Oliveira da Rosa [Comunicação] Da Física à Prática em Conjunto Musical: Práticas Interdisciplinares entre o Ensino da Acústica e a Educação Musical na EJA PDF Renan Luís Balzan, Elisa da Silva e Cunha A trilha sonora na sala de aula: um relato de experiência no contexto do Ensino Médio PDF Flávio Denis Dias Veloso, Flávia de Andrade Campos Silva, Victor Lucas Bento Repertório Musical no contexto Unidocente: um estudo sobre modos da educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental PDF Vinicius Ceratti Moreira, Zelmielen Adornes de Souza Ensino de música e Educação do campo: um estudo se caso PDF mariana gomes godinho de castro A Prática Musical Escolar: uma partilha de conhecimentos PDF Giácomo de Carli da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel Percepções do professor de referência a respeito da responsabilidade pela Educação Musical PDF Vanessa Weber A inclusão de criança autista no ensino básico PDF Luana Medina, Andréia Cristina de Souza Lang A importância das crenças de autoeficácia para o ensino de música no contexto da unidocência PDF Vanessa Weber, Cláudia Ribeiro Bellochio Comunicação: Do conto ao canto: uma experiência interdisciplinar no ciclo de alfabetização PDF Edson Ponick A música como experiência artística nos Anos Iniciais PDF JULIANA RIGON PEDRINI Projeto de pesquisa: o lugar da música na prática pedagógica de professores unidocentes PDF Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira Música para bebês na Creche da UFRGS: Relato de Experiência de um projeto de Extensão PDF Ana Francisca Schneider Grings, Arthur Ahrens Haag Projeto Saraus Musicais: 10 Anos de (R)Existência PDF Caroline Cao Ponso Docência de música e a diversidade de gênero e sexualidade: um estudo com professores/as de música da educação básica PDF Gabriela Garbini Wenning GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
Perspectivas sobre a criatividade no ensino/aprendizagem do Instrumento Musical/Canto PDF Carolina Bee Araujo, Rosane Cardoso Araújo GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
A constituição de lugar/lugares da Música no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM PDF Laila Azize Souto Ahmad, Claudia Ribeiro Bellochio Metacognição e motivação na aprendizagem da Percepção Musical PDF Pablo da Silva Gusmão, Bibiana Turchiello Ferreira, Fernando Manzon Reis, Patrick Köhler Materiais didáticos e tecnologias: uma proposta para a sala de aula PDF Sra Carla Eugenia Lopardo, Sr. Jonathan Levi Monteiro Camargo, Sra. Nágila Camponogara O Baque na formação de uma Licencianda em Música: Um relato a partir das experiências no grupo de práticas vocais coletivas da UNIPAMPA PDF Cibele Ambrozzi Correa, Luana Zambiazzi dos Santos Entre metodologias e projetos de pesquisa: Um relato de experiência com licenciandos em música PDF Elisa da Silva e Cunha, Maria Cecilia de Araujo Torres Repertório de violão no curso superior de música: relato de experiência de uma estudante de graduação PDF Thaís Nascimento Oliveira A Musicalização e o Bebê: relações afetivas, desenvolvimento musical e inclusão PDF Andréia Cristina de Souza Lang, Regiana Blank Wille, Leidiane Borba de Souza Feijó, Ananda Ribeiro GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais
Um Estudo Sobre as Terapêuticas Musicais do Núcleo Reinado Sepé Tiarajú PDF Joel Follmann, André Müller Reck A seleção dos conteúdos técnicos nas aulas particulares de acordeom: Um estudo exploratório PDF Rafael Gonçalves oliveira da silva Desafios da educação musical em curso pré-vestibular popular PDF Mônica Cardoso Dilelio ENSINO DE MÚSICA EM UMA COMUNIDADE CATÓLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF Maurício Alves Daneres, André Muller Reck Brincar, Cantar, Representar: jeitos divertidos de conhecer elementos teórico-musicais PDF Lúcia Jacinta da Silva Backes, Cristina Rolim Wolffenbüttel Contato com a Viola de Dez cordas no Rio Grande do Sul: resultados parciais de pesquisa em andamento. PDF Renato Cardinali Pedro, Jusamara Souza Ser professor de gaita-ponto no Projeto Fábrica de Gaiteiros: um estudo de caso PDF Antonio Cezar Ferreira APRENDENDO A ENSINAR FLAUTA DOCE: relato de uma atuação no contraturno escolar PDF Lucas Nascimento Braga Silva, Fernanda Anders Música nas igrejas: um Survey na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul. PDF Quezia Tabordes Gonçalves GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Mídias sociais audiovisuais: uma possibilidade de ensino aprendizagem online na educação musical? PDF Gutenberg de Lima Marques Educação Musical e Educomunicação: Um estudo midiático-musical nas escolas municipais de São Paulo-SP PDF Eduardo Assad Sahão Site Festivais de Coros do Rio Grande do Sul (1963-1978): estruturação da seção Uso didático e proposta didática PDF Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Maurício Messias Vargas [Pôster] Inclusão digital no desenvolvimento da educação musical em adolescentes de uma escola estadual do Rio Grande do Sul PDF Saulo Bentes Saraiva Narrativas de professores universitários de música sobre os cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil PDF Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Educação Musical e Musicoterapia: articulações entre ensino e terapia visando à inclusão e à formação integral de sujeitos PDF Giovana Brizolla Algarve Santos, Carla Eugenia Lopardo O ensino de flauta doce em um projeto social de Santa Maria PDF Guilherme Sampaio Garbosa A EDUCAÇÃO MUSICAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICO-PRIVADA PDF Letícia Tiene Beni, Murilo Alves Ferraz Práticas musicais e contextualização do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Povos e Comunidades Tradicionais da Universidade Federal de Santa Maria (PELC/PCT/UFSM): relato de experiências PDF Bruno Levi de Castro [Comunicação] Educação musical e autismo: desdobramentos de uma proposta de formação de professores PDF Daniele Pincolini Pendeza Narrativas de experiências formativas entrecruzando Música e Inclusão PDF Juliane Riboli Corrêa MEU RITMO ESPECIAL DE SER: VALORIZANDO EXPRESSÃO E VIVÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DA CANÇÃO PDF Elisa Maria Cordeiro, Daniela Balbinot, Cristiane Muller GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Formação de professores de música: experiências inclusivas PDF Regiana Blank Wille, Camila Barboza Castro, Diocelena dos Santos Miranda Música e teatro no estágio e na formação de professores de educação infantil: a problematização enquanto metodologia de ensino e pesquisa PDF Teresa Mateiro, Dayse Fagan Fonseca “CONCERTOS DIDÁTICOS PARA ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA”: os significados gerados pelos estudantes e seus professores. PDF FERNANDA ANDERS, Sabrina Martins Costa, Newton Waldemar Macedo Capacitação Docente Saberes e Práticas do Fazer Musical na Escola PDF Maria Luiza Feres do Amaral, Clara Milena Baggenstoss, Daniela BALBINOT, Ana Carolina Manhães de Oliveira CAVALCANTE, Elisa Maria Cordeiro, Rafaela Büchele ZandonaiFazendo música com bebês: uma experiência extensionista PDF Sra Carla Eugenia Lopardo, Sr. Jean Carlos da Silva Leão, Sra. Isabele Pereira Reis Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical “Confraria de La Yerba”. PDF Rafael Gonçalves oliveira da silva Ressonâncias da educação estética no Pibid Música PDF Mariana Lopes Junqueira, Leomar Peruzzo, Carla Carvalho GT 4.2 – Formação inicial e continuada
[Comunicação] Professor referência, música e unidocência: a pesquisa-formação e a educação musical PDF Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Priscila Kuhn Scherdien Reinicke A inserção profissional de licenciados em música: um estudo sobre egressos de instituições de ensino superior do estado do Paraná PDF Solange Maranho Gomes A profissionalidade docente como referência para compreender a formação e o desenvolvimento profissional de professores/as de música da educação básica PDF Luciana Del-Ben, Elaine Martha Daenecke, Aline Clissiane Ferreira da Silva, Ezequiel Carvalho Viapiana Carvalho ViapianaOficina para pedagogas: A VIVÊNCIA DOS PARÂMETROS DO SOM MUSICALMENTE PDF Jeimely Heep Bornholdt, Joyce Cordeiro Heindyk Garcia A experiência pedagógica musical para formação de professores em um Projeto de Musicalização Infantil PDF Luana Medina, Regiana Blank Wille, Mileny Jouglard Gomes, Quezia Tabordes Gonçalves Formação Continuada em Educação Musical: Os desafios da prática docente e da musicalização de professoras de referência da rede pública de educação básica PDF Caroline Castanha de Avila de Lemos, Vitor Hugo Rodrigues Manzke A voz e o canto na formação de professores: relato de uma oficina de música para alunos e egressos do curso de Pedagogia a Distância PDF Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza Brasil Percussivo: um estudo exploratório nos sites de instituições de ensino superior PDF Matheus de Carvalho Leite, Lucas Martins Velasques Expectativa vs Realidade : Jovens além dos fones de ouvido PDF Alice Luz, Elisa da Silva e Cunha PROPOSIÇÕES PARA A DOCÊNCIA A PARTIR DA ESCUTA MUSICAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PDF Melita Bona GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa
A formação do pedagogo e suas interrelações com o ensino de música PDF Jercian Adeltrudes Batista, Washington Nogueira de Abreu
ISSN Online: 1981-9005