Go to Top

edição atual

V.3, 2018

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    O Professor Eugênio Schneider e narrativas (auto)biográficas de um legado de ensino de música em Santa Maria- RS PDF
    Jade da Rosa Schneider, Ana Lucia Louro
    Aproximações da ludicidade na prática coral com crianças e idosos em duas pesquisas de mestrado. PDF
    Jeimely Heep Bornholdt, Micheline Prais de Aguiar Marim Gois
    Motivação e criatividade em musicalização infantil: aspectos teóricos e metodológicos de um estudo de caso PDF
    Flávia de Andrade Campos Silva, Rosane Cardoso de Araújo
    Corpo e Gênero na Educação Musical PDF
    Cristina Rolim Wolffenbüttel, Bruno Felix da Costa Almeida, Daniele Isabel Ertel, Diego Luís Faleiro Herencio
    Tesouras da resistência – Por uma educação musical menor PDF
    Michelle Cavalcanti Aguiar, Eduardo Guedes Pacheco
    A VOZ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA: UM ESTUDO EM TRÊS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL PDF
    Claudinéia Crescêncio Pacheco, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
    O ENSINO DE MÚSICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
    Daniela Cesa Fracasso
    [Comunicação] A inserção da música na educação básica da rede municipal de Pelotas PDF
    Leidiane Souza Feijó
    Educação Musical e Deficiências: A Inclusão no Ensino Regular PDF
    Andréia Cristina de Souza Lang
    O uso de imagens e vídeos em pesquisas qualitativas na educação musical PDF
    Matheus de Carvalho Leite, Jusamara Souza, Jean Carlos Presser dos Santos, Michelle Arype Girardi Lorenzetti
    Famílias aprendendo música em um mesmo espaço: uma experiência em um grupo de práticas vocais coletivas PDF
    Rayssa Fernandes Viegas

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

    Apreciar, criar, recriar: as atividades lúdicas e cooperativas como fontes de construção do conhecimento musical PDF
    Patrícia Kebach

    GT 1.3 – História da educação musical

    Movimentos na construção da Educação Musical: a ABEM em foco PDF
    ivan carlos schwan
    Do Canto Orfeônico às práticas corais infantis: o desenvolvimento histórico do Canto Coral no Brasil PDF
    Dhemy Fernando Vieira Brito

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    O Ensino de música no Ensino Técnico Integrado ao Médio em três campi do Instituto Federal Catarinense– IFC PDF
    tereza cristina benevenutti lauterio, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
    AULA DE MÚSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: Percepções de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul PDF
    Aline Pereira Oliveira da Rosa
    [Comunicação] Da Física à Prática em Conjunto Musical: Práticas Interdisciplinares entre o Ensino da Acústica e a Educação Musical na EJA PDF
    Renan Luís Balzan, Elisa da Silva e Cunha
    A trilha sonora na sala de aula: um relato de experiência no contexto do Ensino Médio PDF
    Flávio Denis Dias Veloso, Flávia de Andrade Campos Silva, Victor Lucas Bento
    Repertório Musical no contexto Unidocente: um estudo sobre modos da educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental PDF
    Vinicius Ceratti Moreira, Zelmielen Adornes de Souza
    Ensino de música e Educação do campo: um estudo se caso PDF
    mariana gomes godinho de castro
    A Prática Musical Escolar: uma partilha de conhecimentos PDF
    Giácomo de Carli da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    Percepções do professor de referência a respeito da responsabilidade pela Educação Musical PDF
    Vanessa Weber
    A inclusão de criança autista no ensino básico PDF
    Luana Medina, Andréia Cristina de Souza Lang
    A importância das crenças de autoeficácia para o ensino de música no contexto da unidocência PDF
    Vanessa Weber, Cláudia Ribeiro Bellochio
    Comunicação: Do conto ao canto: uma experiência interdisciplinar no ciclo de alfabetização PDF
    Edson Ponick
    A música como experiência artística nos Anos Iniciais PDF
    JULIANA RIGON PEDRINI
    Projeto de pesquisa: o lugar da música na prática pedagógica de professores unidocentes PDF
    Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira
    Música para bebês na Creche da UFRGS: Relato de Experiência de um projeto de Extensão PDF
    Ana Francisca Schneider Grings, Arthur Ahrens Haag
    Projeto Saraus Musicais: 10 Anos de (R)Existência PDF
    Caroline Cao Ponso
    Docência de música e a diversidade de gênero e sexualidade: um estudo com professores/as de música da educação básica PDF
    Gabriela Garbini Wenning

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    Perspectivas sobre a criatividade no ensino/aprendizagem do Instrumento Musical/Canto PDF
    Carolina Bee Araujo, Rosane Cardoso Araújo

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    A constituição de lugar/lugares da Música no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM PDF
    Laila Azize Souto Ahmad, Claudia Ribeiro Bellochio
    Metacognição e motivação na aprendizagem da Percepção Musical PDF
    Pablo da Silva Gusmão, Bibiana Turchiello Ferreira, Fernando Manzon Reis, Patrick Köhler
    Materiais didáticos e tecnologias: uma proposta para a sala de aula PDF
    Sra Carla Eugenia Lopardo, Sr. Jonathan Levi Monteiro Camargo, Sra. Nágila Camponogara
    O Baque na formação de uma Licencianda em Música: Um relato a partir das experiências no grupo de práticas vocais coletivas da UNIPAMPA PDF
    Cibele Ambrozzi Correa, Luana Zambiazzi dos Santos
    Entre metodologias e projetos de pesquisa: Um relato de experiência com licenciandos em música PDF
    Elisa da Silva e Cunha, Maria Cecilia de Araujo Torres
    Repertório de violão no curso superior de música: relato de experiência de uma estudante de graduação PDF
    Thaís Nascimento Oliveira
    A Musicalização e o Bebê: relações afetivas, desenvolvimento musical e inclusão PDF
    Andréia Cristina de Souza Lang, Regiana Blank Wille, Leidiane Borba de Souza Feijó, Ananda Ribeiro

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

    Um Estudo Sobre as Terapêuticas Musicais do Núcleo Reinado Sepé Tiarajú PDF
    Joel Follmann, André Müller Reck
    A seleção dos conteúdos técnicos nas aulas particulares de acordeom: Um estudo exploratório PDF
    Rafael Gonçalves oliveira da silva
    Desafios da educação musical em curso pré-vestibular popular PDF
    Mônica Cardoso Dilelio
    ENSINO DE MÚSICA EM UMA COMUNIDADE CATÓLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
    Maurício Alves Daneres, André Muller Reck
    Brincar, Cantar, Representar: jeitos divertidos de conhecer elementos teórico-musicais PDF
    Lúcia Jacinta da Silva Backes, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    Contato com a Viola de Dez cordas no Rio Grande do Sul: resultados parciais de pesquisa em andamento. PDF
    Renato Cardinali Pedro, Jusamara Souza
    Ser professor de gaita-ponto no Projeto Fábrica de Gaiteiros: um estudo de caso PDF
    Antonio Cezar Ferreira
    APRENDENDO A ENSINAR FLAUTA DOCE: relato de uma atuação no contraturno escolar PDF
    Lucas Nascimento Braga Silva, Fernanda Anders
    Música nas igrejas: um Survey na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul. PDF
    Quezia Tabordes Gonçalves

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    Mídias sociais audiovisuais: uma possibilidade de ensino aprendizagem online na educação musical? PDF
    Gutenberg de Lima Marques
    Educação Musical e Educomunicação: Um estudo midiático-musical nas escolas municipais de São Paulo-SP PDF
    Eduardo Assad Sahão
    Site Festivais de Coros do Rio Grande do Sul (1963-1978): estruturação da seção Uso didático e proposta didática PDF
    Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Maurício Messias Vargas
    [Pôster] Inclusão digital no desenvolvimento da educação musical em adolescentes de uma escola estadual do Rio Grande do Sul PDF
    Saulo Bentes Saraiva
    Narrativas de professores universitários de música sobre os cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil PDF
    Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    Educação Musical e Musicoterapia: articulações entre ensino e terapia visando à inclusão e à formação integral de sujeitos PDF
    Giovana Brizolla Algarve Santos, Carla Eugenia Lopardo
    O ensino de flauta doce em um projeto social de Santa Maria PDF
    Guilherme Sampaio Garbosa
    A EDUCAÇÃO MUSICAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICO-PRIVADA PDF
    Letícia Tiene Beni, Murilo Alves Ferraz
    Práticas musicais e contextualização do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Povos e Comunidades Tradicionais da Universidade Federal de Santa Maria (PELC/PCT/UFSM): relato de experiências PDF
    Bruno Levi de Castro
    [Comunicação] Educação musical e autismo: desdobramentos de uma proposta de formação de professores PDF
    Daniele Pincolini Pendeza
    Narrativas de experiências formativas entrecruzando Música e Inclusão PDF
    Juliane Riboli Corrêa
    MEU RITMO ESPECIAL DE SER: VALORIZANDO EXPRESSÃO E VIVÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DA CANÇÃO PDF
    Elisa Maria Cordeiro, Daniela Balbinot, Cristiane Muller

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

    Formação de professores de música: experiências inclusivas PDF
    Regiana Blank Wille, Camila Barboza Castro, Diocelena dos Santos Miranda
    Música e teatro no estágio e na formação de professores de educação infantil: a problematização enquanto metodologia de ensino e pesquisa PDF
    Teresa Mateiro, Dayse Fagan Fonseca
    “CONCERTOS DIDÁTICOS PARA ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA”: os significados gerados pelos estudantes e seus professores. PDF
    FERNANDA ANDERS, Sabrina Martins Costa, Newton Waldemar Macedo
    Capacitação Docente Saberes e Práticas do Fazer Musical na Escola PDF
    Maria Luiza Feres do Amaral, Clara Milena Baggenstoss, Daniela BALBINOT, Ana Carolina Manhães de Oliveira CAVALCANTE, Elisa Maria Cordeiro, Rafaela Büchele Zandonai
    Fazendo música com bebês: uma experiência extensionista PDF
    Sra Carla Eugenia Lopardo, Sr. Jean Carlos da Silva Leão, Sra. Isabele Pereira Reis
    Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical “Confraria de La Yerba”. PDF
    Rafael Gonçalves oliveira da silva
    Ressonâncias da educação estética no Pibid Música PDF
    Mariana Lopes Junqueira, Leomar Peruzzo, Carla Carvalho

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    [Comunicação] Professor referência, música e unidocência: a pesquisa-formação e a educação musical PDF
    Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Priscila Kuhn Scherdien Reinicke
    A inserção profissional de licenciados em música: um estudo sobre egressos de instituições de ensino superior do estado do Paraná PDF
    Solange Maranho Gomes
    A profissionalidade docente como referência para compreender a formação e o desenvolvimento profissional de professores/as de música da educação básica PDF
    Luciana Del-Ben, Elaine Martha Daenecke, Aline Clissiane Ferreira da Silva, Ezequiel Carvalho Viapiana Carvalho Viapiana
    Oficina para pedagogas: A VIVÊNCIA DOS PARÂMETROS DO SOM MUSICALMENTE PDF
    Jeimely Heep Bornholdt, Joyce Cordeiro Heindyk Garcia
    A experiência pedagógica musical para formação de professores em um Projeto de Musicalização Infantil PDF
    Luana Medina, Regiana Blank Wille, Mileny Jouglard Gomes, Quezia Tabordes Gonçalves
    Formação Continuada em Educação Musical: Os desafios da prática docente e da musicalização de professoras de referência da rede pública de educação básica PDF
    Caroline Castanha de Avila de Lemos, Vitor Hugo Rodrigues Manzke
    A voz e o canto na formação de professores: relato de uma oficina de música para alunos e egressos do curso de Pedagogia a Distância PDF
    Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza
    Brasil Percussivo: um estudo exploratório nos sites de instituições de ensino superior PDF
    Matheus de Carvalho Leite, Lucas Martins Velasques
    Expectativa vs Realidade : Jovens além dos fones de ouvido PDF
    Alice Luz, Elisa da Silva e Cunha
    PROPOSIÇÕES PARA A DOCÊNCIA A PARTIR DA ESCUTA MUSICAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PDF
    Melita Bona

    GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

    A formação do pedagogo e suas interrelações com o ensino de música PDF
    Jercian Adeltrudes Batista, Washington Nogueira de Abreu