-
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
“A Lei 11.769/2008 e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de música no Rio Grande do Norte”: novas perspectivas e avanços PDF Gleison Costa dos Santos, Valéria Lázaro de Carvalho A PESQUISA BIOGRÁFICA NA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PENSAMENTO DOS PROFESSORES DE MÚSICA PDF Gislene de Araújo Alves Grupo de música percussiva em uma escola pública da cidade de Fortaleza/CE PDF Catherine Furtado Santos Uma reflexão sobre a motivação e suas contribuições para a aprendizagem musical e a formação em música PDF Flávia Maiara Lima Fagundes Interações em uma montagem de um espetáculo musical: processos metodológicos PDF Rosamélia Leone de Sousa, Leila Miralva Martins Dias Software de edição de partituras na educação musical PDF Juliana Cristiane Farias da Cruz Levantamento bibliográfico a partir de princípios de ensino propostos por Trendafil Milanov (1909-1999) - (Pôster) PDF Jade Luiza Santana Martins, Melina Cordeiro Gama, Paula Farias Bujes Ensino Coletivo da Bateria - (Pôster) PDF Uirá Nogueira de Barros Cairo A Inserção de Canções do Folclore Brasileiro no Método Milanov de Violino: Análise e Substituição de Melodias - (Pôster) PDF Shirley Vieira Santos, Erivelton Nunes Barbosa, Paula Farias Bujes CONEXÕES ENTRE CANTO CORAL E AULAS DE PERCEPÇÃO MUSICAL PDF Doraneide Tosta de Santana Limeira Prática Mental No Aquecimento Vocal Para O Canto PDF Lília Maria Gomes Falcão Projeto um canto em cada canto: o coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens PDF Klesia Garcia Andrade, Luis Ricardo Silva Queiroz Musicografia Braille: relato de experiência no curso de licenciatura da EMUFRN (Pôster) PDF Jhon Kleiton Queiroz, Chandra Thais Mendes dos Santos A ATENÇÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LIVRANDO-SE DA AÇÃO RAREFEITA PDF Patricia Oliveira Campos Câmara O corpo como elemento fundamental no processo de formação do Violonista PDF Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior Elaboração de questionários em turmas de ensino coletivo de violão para crianças de 07 a 09 anos de vida (Pôster) PDF Otavio Jorge Fidalgo, Mabel Cristina Macêdo Criando e vivendo música! Uma experiência de composição coletiva com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I PDF Everson Ferreira Fernandes, Artur Pessoa Porpino Educação Musical e Linguagem sob a ótica das Neurociências PDF Maria Luiza Santos Barbosa GT 1.2 – Perspectivas teóricas da educação musical a partir de suas dimensões pedagógicas, sociais, filosóficas ou psico
Ensino Particular de Instrumento: Do tocar ao Ensinar – O que dizem os autores? PDF Antonio Chagas Neto, LEILA DIAS Caminhos para o ensino do violão: Autorregulação da aprendizagem e SRSD PDF Luan Sodré de Souza GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Educação musical, canto coral e interação social PDF Klesia Garcia Andrade Sugestões de práticas educativo-musicais para classes dos últimos anos do Ensino Fundamental PDF Regina Harder Aula de música na escola agora é lei: uma visão pedagógico-jurídica do ensino de música a partir da aplicação da Lei 11.769/08. PDF Thiara Oliveira da Cruz Jogos Musicais: Implicações e Incentivo Baseados em um Relato de Experiência PDF Inaldo Mendes de Mattos Junior As Contribuições da Música para o Desenvolvimento Intelectual e Social da Criança PDF Inaldo Mendes de Mattos Junior Música, copos e mãos: práticas significativas no PIBID Música/2014 (Pôster) PDF Vanessa Andrade da Silva, Joyce Dayane dos Santos da Mata Reflexões sobre a construção de um conceito contemporâneo de música para o Ensino Médio PDF Elder Pereira Alves O ensino de música através de projetos de extensão universitária: o programa EDUCARTE PDF Alexandre Milne-Jones Náder Uso de softwares musicais no Ensino Médio PDF Antonia Ladyjane Duarte da Silva, Andrey Azevedo dos Santos, Igor Wanderley de Oliveira Rocha A experiência do PIBID/Música – Desafios e superações na formação docente PDF José Barbosa, Antônio Vanderlan, Gleiciane Paula, Camila Roberta Construção curricular em música para a Educação Infantil: sugestão de uma proposta curricular do ensino de música na escola regular PDF Mayra Elisa Araújo de Souza Batista A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral (Pôster) PDF João Marcos Silva Sousa, Francisco Joelk Santos da Silva, Jéssica Cisne Música na Educação Infantil: uma experiência através do estágio supervisionado PDF Risaelma Arcanjo Cordeiro, Jefferson Borges Cordeiro, Isabela Diniz Oliveira Ra-Tá-Tá-Tá-Tá, toque a corneta que eu quero marchar: um relato de experiência com o ensino de música em um Colégio Militar. PDF Anderson Fabrício Andrade Brasil REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA JOÃO BANDEIRA SOBRINHO, PEDRA PRETA-RN: Primeiro mês da implantação da disciplina de Música no Fundamental II. PDF Francisco Canindé de Medeiros Sena Um olhar reflexivo acerca do ensino de música na rede municipal de Natal/RN: perspectivas de um licenciando em música PDF João Gomes da Rocha, Valeria Lazaro de Carvalho Articulações para implementação da Lei 11.769/08 em Aracaju/SE PDF Kadja Emanuelle Araujo Santos, Thiago de Sá Oliveira, Mateus Tayslan de Andrade Carvalho A Experiência do Brincar com o Fazer Artístico: desvendando o universo musical dos povos indígenas e africanos PDF Rodrigo Cantos Savelli Gomes PIBID MÚSICA: Caminhos iniciais do subprojeto de Educação Musical em Alagoas (Pôster) PDF Marcos dos Santos Moreira, Vanilson de Lima Coelho, Alizete Maria Maneira Gomes, Felipe Rodrigues Gusmão, José Luann Oliveira Veiga, Elizaubo Santos de Carvalho, Gerlivaldo da Silva Felinto, Jorge Rodrigo Gomes Santos, José Claudio de Gouveia Filho, Jose Passos de Oliveira Junior, Rafaela Quintino do Nascimento, Kessy Michelle Costa Cavalcanti, Mario Jorge Simião dos Santos, Lenivaldo Carvalho Camelo Neto, Salomão de Miranda Marcos, Vanessa Braga CavalcanteCasa da Música: Um espaço lúdico de musical formação, facilitado pelo PIBID PDF João Paulo Ribeiro Holanda, Bruno Sousa Santos, Bruno Queiroz Alves Estágio Supervisionado no Núcleo de Educação da Infância NEI/CAp – UFRN: contribuições para a formação docente na educação infantil (Pôster) PDF Calígia Sousa Monteiro A PRESENÇA DE MÚSICAS AFRICANA E AFRODESCENDENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA PDF Mariana Brito Viana, Brasilena Gottschall Pinto Trindade Paisagem Sonora Percepção e Identificação de Sons no Ensino Fundamental I: proposta musical vivenciada no PIBID música – UFRN PDF Joalisson Jonathan Oliveira Diniz Educação musical na escola básica: desafios do PIBID/Música PDF Cinthia Gomes de Paula, Francisco Joelk Santos da Silva, Francisco Raul Guimarães Xavier, Leonardo dos Santos Silva, Paulo Henrique Paiva dos Santos, Simone Santos SousaExpectativas de adolescentes sobre a volta do ensino de música às escolas PDF Jessé Miquéias da Silva Souza, Cristiane Maria Galdino de Almeida Trilha sonora e Sonoplastia: Do cinema à aula de música PDF Lucas Barbosa Silva Canto Coral em Currais Novos: uma experiência em grupo PDF Artur Fabiano Araújo Albuquerque A educação musical e o ensino integrado no Instituto Federal da Bahia PDF Marcos de Souza Ferreira, Luiz Cesar Marques Magalhães GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
Projeto de extensão “Violonista Mirim” da EMUFRN: Musicalização a partir da leitura musical em aulas Coletivas de Violão PDF José Simião Severo Concepções de Aprendizagem Musical na Orquestra Sinfônica da UFRN PDF Ana Claudia Silva Morais Características e concepções do ensino de guitarra elétrica da escola de música da UFRN PDF Ruãnn Cézar Cezário Silva, Giann Mendes Ribeiro Reflexão da prática de estágio curricular na disciplina História da Música Popular Brasileira no Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire em Mossoró/RN PDF Carlos Antonio Santos Ribeiro Curso Técnico em Música do Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (CEFET-CE) PDF Sabrina Linhares Gomes, Jáderson Aguiar Teixeira GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
“Todas as músicasˮ em debate: Uma experiência brasileira (parte 3) PDF Harue Tanaka Sorrentino A evasão escolar universitária no curso de música da Universidade Federal do Ceará: perfil dos alunos ingressantes PDF Gabriel Petter da Penha, Gerardo Silveira Viana Jr A extensão universitária e o desenvolvimento da criatividade musical PDF Simone Marques Braga Educação musical especial e inclusiva: sua formação nos cursos de Licenciatura em Música no estado da Bahia PDF Brasilena Gottschall Trindade O Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN como campo de atuação para os alunos da Licenciatura em Música PDF Júlio César da Silva, Letícia Damasceno do Nascimento O Teatro Musical na formação artística e docente do professor de música: experiências na Companhia Livre de Teatro Musical da UFRN PDF Amélia Martins Dias Santa Rosa, Anna Cristina da Silva Leandro, Nayara Freire de Sousa Silva Repertório Brasileiro para Atividades de Percepção e Solfejo PDF Gerardo Silveira Viana Júnior, Sérgio Paulo Delgado Fernandes, Rian Rafaiel Silveira Nogueira, Murilo Humberto Cavalcante SilvaA autodeterminação de licenciandos em música: um estudo em quatro universidades públicas do Nordeste PDF Isac Rufino Araújo Educação Musical para o Norte do Piauí - reflexões sobre uma proposição curricular PDF Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari Uma proposta curricular transdisciplinar nos Cursos de Licenciatura em Música da UECE e da UFC em Fortaleza-CE PDF Hebe de Medeiros Lima, Conceição de Maria Cunha, Aládia Quintella Soares REFORMAS CURRICULARES: TRAJETÓRIA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFBA – 1996 A 2013 (Pôster) PDF Maria Helena Barreto Santos Bezerra Educação Infantil nos cursos de Licenciatura em Música: um olhar sobre a formação docente PDF Carolina Chaves Gomes Jogos Musicais: um estudo em grupo PDF Tuilla Claudia Feitosa Ferreira, Vicente de Paulo Barroso Alves, Bianca Peixoto de Carvalho, Fernanda Freire Maia UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO DOCENTE PDF Filipe Ximenes Parente Formação do baterista: a importância de conhecer a harmonia e a linguagem de outros instrumentos (Pôster) PDF Gleison Costa dos Santos GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais
Arte e Cultura na Reforma Agrária: uma experiência de Educação Musical em Assentamentos PDF Iranilson Sousa Carneiro Processos de ensino-aprendizagem de música na capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador BA PDF Priscila Maria Gallo Vocal UFC: o espetáculo como ação formativa PDF Manoel Messias Rodrigues Filho, Simone Santos Sousa, José Carlos Carneiro Cavalcante Filho, Antônio da Silva Chaves Neto, Francisco Alexandre Fontenele DominguesEDUCAÇÃO MUSICAL EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS: Aspectos da transmissão musical da sociedade Tupinambá do Brasil Colonial PDF Rafael Severiano Educação musical e ensino de piano: estratégias para o desenvolvimento de aulas de instrumento em grupo PDF Jonas Almeida Buarque e Silva A utilização da Abordagem CLATEC como referencial norteador numa Pesquisa de Mestrado PDF Neide dos Santos, Jorge Luís Sacramento de Almeida, Noelma de Oliveira Santos Aprendizagem musical em orquestra de alunos: formação e vivências através da prática orquestral no espaço não formal PDF Priscila Gomes Souza Educação musical na roda de choro PDF Quéops Arsênio Rodrigues, Conceição de Maria Cunha, Marco Antonio Silva Três pancadas e uma rebatida: aprendizagem musical no coco de roda do grupo Novo Quilombo, Conde-PB PDF Olga Alves O ENSINO DE MÚSICA EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS: uma alternativa para socialização das crianças e atuação do educador musical PDF Daniel Ferreira Santos O Teatro Musical como Ferramenta Pedagógico-Musical na Igreja PDF Marcus Vinicius de Freitas Música instrumental e vocal em um CAPSad PDF Mila Paraná Botelho, Joel Barbosa, José Celso Benedito Celebrar a batucada e cada toque do tambor: a integração da universidade às manifestações carnavalescas de rua. PDF Catherine Furtado dos Santos, Artur Guidugli Mendonça, Josemberg de Lima Tavares Educação musical no terceiro setor: as relações do modelo pedagógico de Swanwick com as atividades musicais das ONGs de Mossoró/RN PDF José Magnaldo de Moura Araújo A criação musical como significação dos elementos da música em aulas de piano coletivo. PDF Jonas Almeida Buarque e Silva Ensino de instrumentos musicais em contextos não formais: limites e perspectivas PDF Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior Encontro de Bateristas de Salvador: uma vivência musical através das diversas interações PDF Uirá Nogueira de Barros Cairo, Leila Miralva Martins Dias GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
A modernização na autoaprendizagem da guitarra elétrica: uma reflexão para guitarristas da graduação PDF Luciano Luan Gomes Paiva O uso da tecnologia para comunicação e propagação de informações: estreitando a distância entre pessoas e contribuindo para formação do licenciando (Pôster) PDF Luciano Luan Gomes Paiva O conceito de performance no ensino de violão em um curso de licenciatura em música a distância PDF Felipe de Miranda Rebouças Avaliação do Website Ear Training: Uma Experiência em um Contexto Educacional Real PDF Gerardo Silveira Viana Junior, Fernanda Freire Maia, Sérgio Paulo Delgado Fernandes Música e tecnologia: discussões das revistas da ABEM e da ANPPOM no período de 2004-2014 PDF José Igor Paulino da Silva, Giann Mendes Ribeiro, Jacó Silva Freire GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Formação de Professores: a musicografia Braille como instrumento de inclusão de alunos com deficiência visual ao ensino sistemático da músic PDF João Gomes da Rocha Educação musical: uma ferramenta para práticas inclusivas com pessoas de necessidades especiais (PNEEs) no ensino básico. PDF Lucian José de Souza Costa e Costa A Musicografia Braille na educação musical especial PDF OZANI P O MALHEIROS Educação Musical no Programa Cordas da Amazônia: violoncelo para crianças e adolescentes com autismo, dislexia e TDAH PDF Adriana Catarina de Carvalho Paiva, Áureo Deo de Freitas Teste de Habilidade Específica em música: inclusão das pessoas com deficiência visual no ensino superior PDF Edibergon Varela Bezerra Publicações de educação musical especial: anais da ABEM 2002 a 2013 PDF Edibergon Varela Bezerra Estágio na ACEC: uma experiência docente PDF Tuilla Cláudia Feitosa Ferreira Educação musical especial: delimitando fronteiras com a musicoterapia PDF Italan Carneiro O ensino da música para pessoas com deficiência: o surdo no contexto não-formal PDF Ana Déborah Pereira de Barros Educação Musical do aluno com deficiência cognitiva: um estudo de caso a partir de experiências em sala de aula PDF Crislany Viana Silva GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Enseñanzas de investigación en educación musical: un relato de experiencia docente en la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla-BUAP, México PDF Rosalía Trejo León O PIBID e a formação docente: uma experiência singular com o ensino de música no Colégio Gastão Guimarães PDF Adriana Matos de Almeida, Genivan Silva, Jeanderson Santos Bulhões de Jesus Formação docente na UFPB: o PIBID Música e algumas reflexões sobre a opção pela carreira docente PDF Fábio Henrique Ribeiro, Vanildo Mousinho Marinho Qualidade do ensino brasileiro: um estudo de caso do Colégio de Aplicação da UFPE a partir da experiência de estágio PDF Elineide Valdevino dos Santos Trilhas: percursos interdisciplinares em educação musical PDF Leonardo Lopes Lourenço do Rio, Fabiana Brogliato Ribeiro, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos SantosO que diz a música mesmo? Uma experiência do estágio supervisionado para além das fronteiras teóricas PDF Patrícia Oliveira Campos Câmara A Língua Brasileira de Sinais e o ensino de música: sugestões de sinalizações PDF Brasilena Gottschall Trindade, Jamile dos Santos Ferreira GT 4.2 – Formação inicial e continuada
A construção de uma proposta de estágio supervisionado: o desafio a partir de um tema preestabelecido PDF Carla Pereira Santos, Júlio César Silva, Bárbara Emannuelly Andrade Carvalho Eu, tu, eles: uma reflexão na formação continuada do educador musical do PIBID Música/UFRN PDF Washington Nogueira de Abreu, Catarina Aracelle Porto do Nascimento, Caio Igor Morais Araujo, Sthela Cristina de Medeiros GomesO Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação dos Licenciandos em Música da UFPE PDF Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Cristiane Maria Galdino de Almeida Subprojeto Musicando a Escola e as atividades de formação: o desenvolvimento de habilidades pedagógico-musicais PDF Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos Experiências e desafios no processo de formação do estagiário em música: a construção do saber-fazer a partir de dois contextos escolares PDF Carla Pereira Santos, Midiam Souza Fernandes Perfis Discentes: constatações acerca dos estudantes ingressos no curso de Música – Licenciatura da UFC-Sobral em 2014.1 PDF Tiago de Quadros Maia Carvalho, João Emanoel Ancelmo Benvenuto Práticas Docentes no PIBID e Formação Inicial PDF Milena de Souza Melo, Larissa de Carvalho Gonçalves, Jeanderson Santos Bulhões de Jesus, Monica Cajazeira VasconcelosPROFESSORES DE MÚSICA EM FORMAÇÃO INICIAL: uma perspectiva de formação docente PDF Maristela Oliveira Mosca, Aline Regina Silva, Jannielly Rayake Silva Santana, Fernando Martins Oliveira Neto, Raiane Silmara Nascimento da SilvaFormação dialógica de educadores musicais: uma itinerância no projeto de musicalização infantil da UFBA sob um olhar interdisciplinar (Pôster) PDF Valéria Garcia Macedo, Renata Meira Véras Perfil e formação do professor de Música: conhecendo um pouco mais este profissional em Sobral-Ceará PDF Laiany Rodrigues de Sousa, Francisco das Chagas Rodrigues Guimarães Regulamentação da Prática de Ensino: uma experiência do Componente de Estágio Curricular no Curso de Licenciatura em Música da UEFS. PDF Tais dantas da Silva, Bruno Westermann, Rosa Eugênia Vilas Boas Autoria colaborativa na criação do videoclipe Brasil Plural PDF Clarissa de Godoy Menezes, Helena de Souza Nunes GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa
Música, corpo e encantamento: uma experiência de musicalização infantil PDF CLARA BEZERRA NUNES BARROS
ISSN Online: 2318-664X