Go to Top

edições

v.1, 2014

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    “A Lei 11.769/2008 e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de música no Rio Grande do Norte”: novas perspectivas e avanços PDF
    Gleison Costa dos Santos, Valéria Lázaro de Carvalho
    A PESQUISA BIOGRÁFICA NA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PENSAMENTO DOS PROFESSORES DE MÚSICA PDF
    Gislene de Araújo Alves
    Grupo de música percussiva em uma escola pública da cidade de Fortaleza/CE PDF
    Catherine Furtado Santos
    Uma reflexão sobre a motivação e suas contribuições para a aprendizagem musical e a formação em música PDF
    Flávia Maiara Lima Fagundes
    Interações em uma montagem de um espetáculo musical: processos metodológicos PDF
    Rosamélia Leone de Sousa, Leila Miralva Martins Dias
    Software de edição de partituras na educação musical PDF
    Juliana Cristiane Farias da Cruz
    Levantamento bibliográfico a partir de princípios de ensino propostos por Trendafil Milanov (1909-1999) - (Pôster) PDF
    Jade Luiza Santana Martins, Melina Cordeiro Gama, Paula Farias Bujes
    Ensino Coletivo da Bateria - (Pôster) PDF
    Uirá Nogueira de Barros Cairo
    A Inserção de Canções do Folclore Brasileiro no Método Milanov de Violino: Análise e Substituição de Melodias - (Pôster) PDF
    Shirley Vieira Santos, Erivelton Nunes Barbosa, Paula Farias Bujes
    CONEXÕES ENTRE CANTO CORAL E AULAS DE PERCEPÇÃO MUSICAL PDF
    Doraneide Tosta de Santana Limeira
    Prática Mental No Aquecimento Vocal Para O Canto PDF
    Lília Maria Gomes Falcão
    Projeto um canto em cada canto: o coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens PDF
    Klesia Garcia Andrade, Luis Ricardo Silva Queiroz
    Musicografia Braille: relato de experiência no curso de licenciatura da EMUFRN (Pôster) PDF
    Jhon Kleiton Queiroz, Chandra Thais Mendes dos Santos
    A ATENÇÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LIVRANDO-SE DA AÇÃO RAREFEITA PDF
    Patricia Oliveira Campos Câmara
    O corpo como elemento fundamental no processo de formação do Violonista PDF
    Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior
    Elaboração de questionários em turmas de ensino coletivo de violão para crianças de 07 a 09 anos de vida (Pôster) PDF
    Otavio Jorge Fidalgo, Mabel Cristina Macêdo
    Criando e vivendo música! Uma experiência de composição coletiva com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I PDF
    Everson Ferreira Fernandes, Artur Pessoa Porpino
    Educação Musical e Linguagem sob a ótica das Neurociências PDF
    Maria Luiza Santos Barbosa

    GT 1.2 – Perspectivas teóricas da educação musical a partir de suas dimensões pedagógicas, sociais, filosóficas ou psico

    Ensino Particular de Instrumento: Do tocar ao Ensinar – O que dizem os autores? PDF
    Antonio Chagas Neto, LEILA DIAS
    Caminhos para o ensino do violão: Autorregulação da aprendizagem e SRSD PDF
    Luan Sodré de Souza

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    Educação musical, canto coral e interação social PDF
    Klesia Garcia Andrade
    Sugestões de práticas educativo-musicais para classes dos últimos anos do Ensino Fundamental PDF
    Regina Harder
    Aula de música na escola agora é lei: uma visão pedagógico-jurídica do ensino de música a partir da aplicação da Lei 11.769/08. PDF
    Thiara Oliveira da Cruz
    Jogos Musicais: Implicações e Incentivo Baseados em um Relato de Experiência PDF
    Inaldo Mendes de Mattos Junior
    As Contribuições da Música para o Desenvolvimento Intelectual e Social da Criança PDF
    Inaldo Mendes de Mattos Junior
    Música, copos e mãos: práticas significativas no PIBID Música/2014 (Pôster) PDF
    Vanessa Andrade da Silva, Joyce Dayane dos Santos da Mata
    Reflexões sobre a construção de um conceito contemporâneo de música para o Ensino Médio PDF
    Elder Pereira Alves
    O ensino de música através de projetos de extensão universitária: o programa EDUCARTE PDF
    Alexandre Milne-Jones Náder
    Uso de softwares musicais no Ensino Médio PDF
    Antonia Ladyjane Duarte da Silva, Andrey Azevedo dos Santos, Igor Wanderley de Oliveira Rocha
    A experiência do PIBID/Música – Desafios e superações na formação docente PDF
    José Barbosa, Antônio Vanderlan, Gleiciane Paula, Camila Roberta
    Construção curricular em música para a Educação Infantil: sugestão de uma proposta curricular do ensino de música na escola regular PDF
    Mayra Elisa Araújo de Souza Batista
    A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral (Pôster) PDF
    João Marcos Silva Sousa, Francisco Joelk Santos da Silva, Jéssica Cisne
    Música na Educação Infantil: uma experiência através do estágio supervisionado PDF
    Risaelma Arcanjo Cordeiro, Jefferson Borges Cordeiro, Isabela Diniz Oliveira
    Ra-Tá-Tá-Tá-Tá, toque a corneta que eu quero marchar: um relato de experiência com o ensino de música em um Colégio Militar. PDF
    Anderson Fabrício Andrade Brasil
    REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA JOÃO BANDEIRA SOBRINHO, PEDRA PRETA-RN: Primeiro mês da implantação da disciplina de Música no Fundamental II. PDF
    Francisco Canindé de Medeiros Sena
    Um olhar reflexivo acerca do ensino de música na rede municipal de Natal/RN: perspectivas de um licenciando em música PDF
    João Gomes da Rocha, Valeria Lazaro de Carvalho
    Articulações para implementação da Lei 11.769/08 em Aracaju/SE PDF
    Kadja Emanuelle Araujo Santos, Thiago de Sá Oliveira, Mateus Tayslan de Andrade Carvalho
    A Experiência do Brincar com o Fazer Artístico: desvendando o universo musical dos povos indígenas e africanos PDF
    Rodrigo Cantos Savelli Gomes
    PIBID MÚSICA: Caminhos iniciais do subprojeto de Educação Musical em Alagoas (Pôster) PDF
    Marcos dos Santos Moreira, Vanilson de Lima Coelho, Alizete Maria Maneira Gomes, Felipe Rodrigues Gusmão, José Luann Oliveira Veiga, Elizaubo Santos de Carvalho, Gerlivaldo da Silva Felinto, Jorge Rodrigo Gomes Santos, José Claudio de Gouveia Filho, Jose Passos de Oliveira Junior, Rafaela Quintino do Nascimento, Kessy Michelle Costa Cavalcanti, Mario Jorge Simião dos Santos, Lenivaldo Carvalho Camelo Neto, Salomão de Miranda Marcos, Vanessa Braga Cavalcante
    Casa da Música: Um espaço lúdico de musical formação, facilitado pelo PIBID PDF
    João Paulo Ribeiro Holanda, Bruno Sousa Santos, Bruno Queiroz Alves
    Estágio Supervisionado no Núcleo de Educação da Infância NEI/CAp – UFRN: contribuições para a formação docente na educação infantil (Pôster) PDF
    Calígia Sousa Monteiro
    A PRESENÇA DE MÚSICAS AFRICANA E AFRODESCENDENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA PDF
    Mariana Brito Viana, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
    Paisagem Sonora Percepção e Identificação de Sons no Ensino Fundamental I: proposta musical vivenciada no PIBID música – UFRN PDF
    Joalisson Jonathan Oliveira Diniz
    Educação musical na escola básica: desafios do PIBID/Música PDF
    Cinthia Gomes de Paula, Francisco Joelk Santos da Silva, Francisco Raul Guimarães Xavier, Leonardo dos Santos Silva, Paulo Henrique Paiva dos Santos, Simone Santos Sousa
    Expectativas de adolescentes sobre a volta do ensino de música às escolas PDF
    Jessé Miquéias da Silva Souza, Cristiane Maria Galdino de Almeida
    Trilha sonora e Sonoplastia: Do cinema à aula de música PDF
    Lucas Barbosa Silva
    Canto Coral em Currais Novos: uma experiência em grupo PDF
    Artur Fabiano Araújo Albuquerque
    A educação musical e o ensino integrado no Instituto Federal da Bahia PDF
    Marcos de Souza Ferreira, Luiz Cesar Marques Magalhães

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    Projeto de extensão “Violonista Mirim” da EMUFRN: Musicalização a partir da leitura musical em aulas Coletivas de Violão PDF
    José Simião Severo
    Concepções de Aprendizagem Musical na Orquestra Sinfônica da UFRN PDF
    Ana Claudia Silva Morais
    Características e concepções do ensino de guitarra elétrica da escola de música da UFRN PDF
    Ruãnn Cézar Cezário Silva, Giann Mendes Ribeiro
    Reflexão da prática de estágio curricular na disciplina História da Música Popular Brasileira no Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire em Mossoró/RN PDF
    Carlos Antonio Santos Ribeiro
    Curso Técnico em Música do Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (CEFET-CE) PDF
    Sabrina Linhares Gomes, Jáderson Aguiar Teixeira

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    “Todas as músicasˮ em debate: Uma experiência brasileira (parte 3) PDF
    Harue Tanaka Sorrentino
    A evasão escolar universitária no curso de música da Universidade Federal do Ceará: perfil dos alunos ingressantes PDF
    Gabriel Petter da Penha, Gerardo Silveira Viana Jr
    A extensão universitária e o desenvolvimento da criatividade musical PDF
    Simone Marques Braga
    Educação musical especial e inclusiva: sua formação nos cursos de Licenciatura em Música no estado da Bahia PDF
    Brasilena Gottschall Trindade
    O Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN como campo de atuação para os alunos da Licenciatura em Música PDF
    Júlio César da Silva, Letícia Damasceno do Nascimento
    O Teatro Musical na formação artística e docente do professor de música: experiências na Companhia Livre de Teatro Musical da UFRN PDF
    Amélia Martins Dias Santa Rosa, Anna Cristina da Silva Leandro, Nayara Freire de Sousa Silva
    Repertório Brasileiro para Atividades de Percepção e Solfejo PDF
    Gerardo Silveira Viana Júnior, Sérgio Paulo Delgado Fernandes, Rian Rafaiel Silveira Nogueira, Murilo Humberto Cavalcante Silva
    A autodeterminação de licenciandos em música: um estudo em quatro universidades públicas do Nordeste PDF
    Isac Rufino Araújo
    Educação Musical para o Norte do Piauí - reflexões sobre uma proposição curricular PDF
    Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari
    Uma proposta curricular transdisciplinar nos Cursos de Licenciatura em Música da UECE e da UFC em Fortaleza-CE PDF
    Hebe de Medeiros Lima, Conceição de Maria Cunha, Aládia Quintella Soares
    REFORMAS CURRICULARES: TRAJETÓRIA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFBA – 1996 A 2013 (Pôster) PDF
    Maria Helena Barreto Santos Bezerra
    Educação Infantil nos cursos de Licenciatura em Música: um olhar sobre a formação docente PDF
    Carolina Chaves Gomes
    Jogos Musicais: um estudo em grupo PDF
    Tuilla Claudia Feitosa Ferreira, Vicente de Paulo Barroso Alves, Bianca Peixoto de Carvalho, Fernanda Freire Maia
    UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO DOCENTE PDF
    Filipe Ximenes Parente
    Formação do baterista: a importância de conhecer a harmonia e a linguagem de outros instrumentos (Pôster) PDF
    Gleison Costa dos Santos

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

    Arte e Cultura na Reforma Agrária: uma experiência de Educação Musical em Assentamentos PDF
    Iranilson Sousa Carneiro
    Processos de ensino-aprendizagem de música na capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador BA PDF
    Priscila Maria Gallo
    Vocal UFC: o espetáculo como ação formativa PDF
    Manoel Messias Rodrigues Filho, Simone Santos Sousa, José Carlos Carneiro Cavalcante Filho, Antônio da Silva Chaves Neto, Francisco Alexandre Fontenele Domingues
    EDUCAÇÃO MUSICAL EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS: Aspectos da transmissão musical da sociedade Tupinambá do Brasil Colonial PDF
    Rafael Severiano
    Educação musical e ensino de piano: estratégias para o desenvolvimento de aulas de instrumento em grupo PDF
    Jonas Almeida Buarque e Silva
    A utilização da Abordagem CLATEC como referencial norteador numa Pesquisa de Mestrado PDF
    Neide dos Santos, Jorge Luís Sacramento de Almeida, Noelma de Oliveira Santos
    Aprendizagem musical em orquestra de alunos: formação e vivências através da prática orquestral no espaço não formal PDF
    Priscila Gomes Souza
    Educação musical na roda de choro PDF
    Quéops Arsênio Rodrigues, Conceição de Maria Cunha, Marco Antonio Silva
    Três pancadas e uma rebatida: aprendizagem musical no coco de roda do grupo Novo Quilombo, Conde-PB PDF
    Olga Alves
    O ENSINO DE MÚSICA EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS: uma alternativa para socialização das crianças e atuação do educador musical PDF
    Daniel Ferreira Santos
    O Teatro Musical como Ferramenta Pedagógico-Musical na Igreja PDF
    Marcus Vinicius de Freitas
    Música instrumental e vocal em um CAPSad PDF
    Mila Paraná Botelho, Joel Barbosa, José Celso Benedito
    Celebrar a batucada e cada toque do tambor: a integração da universidade às manifestações carnavalescas de rua. PDF
    Catherine Furtado dos Santos, Artur Guidugli Mendonça, Josemberg de Lima Tavares
    Educação musical no terceiro setor: as relações do modelo pedagógico de Swanwick com as atividades musicais das ONGs de Mossoró/RN PDF
    José Magnaldo de Moura Araújo
    A criação musical como significação dos elementos da música em aulas de piano coletivo. PDF
    Jonas Almeida Buarque e Silva
    Ensino de instrumentos musicais em contextos não formais: limites e perspectivas PDF
    Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior
    Encontro de Bateristas de Salvador: uma vivência musical através das diversas interações PDF
    Uirá Nogueira de Barros Cairo, Leila Miralva Martins Dias

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    A modernização na autoaprendizagem da guitarra elétrica: uma reflexão para guitarristas da graduação PDF
    Luciano Luan Gomes Paiva
    O uso da tecnologia para comunicação e propagação de informações: estreitando a distância entre pessoas e contribuindo para formação do licenciando (Pôster) PDF
    Luciano Luan Gomes Paiva
    O conceito de performance no ensino de violão em um curso de licenciatura em música a distância PDF
    Felipe de Miranda Rebouças
    Avaliação do Website Ear Training: Uma Experiência em um Contexto Educacional Real PDF
    Gerardo Silveira Viana Junior, Fernanda Freire Maia, Sérgio Paulo Delgado Fernandes
    Música e tecnologia: discussões das revistas da ABEM e da ANPPOM no período de 2004-2014 PDF
    José Igor Paulino da Silva, Giann Mendes Ribeiro, Jacó Silva Freire

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    Formação de Professores: a musicografia Braille como instrumento de inclusão de alunos com deficiência visual ao ensino sistemático da músic PDF
    João Gomes da Rocha
    Educação musical: uma ferramenta para práticas inclusivas com pessoas de necessidades especiais (PNEEs) no ensino básico. PDF
    Lucian José de Souza Costa e Costa
    A Musicografia Braille na educação musical especial PDF
    OZANI P O MALHEIROS
    Educação Musical no Programa Cordas da Amazônia: violoncelo para crianças e adolescentes com autismo, dislexia e TDAH PDF
    Adriana Catarina de Carvalho Paiva, Áureo Deo de Freitas
    Teste de Habilidade Específica em música: inclusão das pessoas com deficiência visual no ensino superior PDF
    Edibergon Varela Bezerra
    Publicações de educação musical especial: anais da ABEM 2002 a 2013 PDF
    Edibergon Varela Bezerra
    Estágio na ACEC: uma experiência docente PDF
    Tuilla Cláudia Feitosa Ferreira
    Educação musical especial: delimitando fronteiras com a musicoterapia PDF
    Italan Carneiro
    O ensino da música para pessoas com deficiência: o surdo no contexto não-formal PDF
    Ana Déborah Pereira de Barros
    Educação Musical do aluno com deficiência cognitiva: um estudo de caso a partir de experiências em sala de aula PDF
    Crislany Viana Silva

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

    Enseñanzas de investigación en educación musical: un relato de experiencia docente en la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla-BUAP, México PDF
    Rosalía Trejo León
    O PIBID e a formação docente: uma experiência singular com o ensino de música no Colégio Gastão Guimarães PDF
    Adriana Matos de Almeida, Genivan Silva, Jeanderson Santos Bulhões de Jesus
    Formação docente na UFPB: o PIBID Música e algumas reflexões sobre a opção pela carreira docente PDF
    Fábio Henrique Ribeiro, Vanildo Mousinho Marinho
    Qualidade do ensino brasileiro: um estudo de caso do Colégio de Aplicação da UFPE a partir da experiência de estágio PDF
    Elineide Valdevino dos Santos
    Trilhas: percursos interdisciplinares em educação musical PDF
    Leonardo Lopes Lourenço do Rio, Fabiana Brogliato Ribeiro, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos Santos
    O que diz a música mesmo? Uma experiência do estágio supervisionado para além das fronteiras teóricas PDF
    Patrícia Oliveira Campos Câmara
    A Língua Brasileira de Sinais e o ensino de música: sugestões de sinalizações PDF
    Brasilena Gottschall Trindade, Jamile dos Santos Ferreira

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    A construção de uma proposta de estágio supervisionado: o desafio a partir de um tema preestabelecido PDF
    Carla Pereira Santos, Júlio César Silva, Bárbara Emannuelly Andrade Carvalho
    Eu, tu, eles: uma reflexão na formação continuada do educador musical do PIBID Música/UFRN PDF
    Washington Nogueira de Abreu, Catarina Aracelle Porto do Nascimento, Caio Igor Morais Araujo, Sthela Cristina de Medeiros Gomes
    O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação dos Licenciandos em Música da UFPE PDF
    Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Cristiane Maria Galdino de Almeida
    Subprojeto Musicando a Escola e as atividades de formação: o desenvolvimento de habilidades pedagógico-musicais PDF
    Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos
    Experiências e desafios no processo de formação do estagiário em música: a construção do saber-fazer a partir de dois contextos escolares PDF
    Carla Pereira Santos, Midiam Souza Fernandes
    Perfis Discentes: constatações acerca dos estudantes ingressos no curso de Música – Licenciatura da UFC-Sobral em 2014.1 PDF
    Tiago de Quadros Maia Carvalho, João Emanoel Ancelmo Benvenuto
    Práticas Docentes no PIBID e Formação Inicial PDF
    Milena de Souza Melo, Larissa de Carvalho Gonçalves, Jeanderson Santos Bulhões de Jesus, Monica Cajazeira Vasconcelos
    PROFESSORES DE MÚSICA EM FORMAÇÃO INICIAL: uma perspectiva de formação docente PDF
    Maristela Oliveira Mosca, Aline Regina Silva, Jannielly Rayake Silva Santana, Fernando Martins Oliveira Neto, Raiane Silmara Nascimento da Silva
    Formação dialógica de educadores musicais: uma itinerância no projeto de musicalização infantil da UFBA sob um olhar interdisciplinar (Pôster) PDF
    Valéria Garcia Macedo, Renata Meira Véras
    Perfil e formação do professor de Música: conhecendo um pouco mais este profissional em Sobral-Ceará PDF
    Laiany Rodrigues de Sousa, Francisco das Chagas Rodrigues Guimarães
    Regulamentação da Prática de Ensino: uma experiência do Componente de Estágio Curricular no Curso de Licenciatura em Música da UEFS. PDF
    Tais dantas da Silva, Bruno Westermann, Rosa Eugênia Vilas Boas
    Autoria colaborativa na criação do videoclipe Brasil Plural PDF
    Clarissa de Godoy Menezes, Helena de Souza Nunes

    GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

    Música, corpo e encantamento: uma experiência de musicalização infantil PDF
    CLARA BEZERRA NUNES BARROS