-
T1 - Práticas de ensino em educação musical
ESTRATÉGIAS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES MUSICAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA AULA DE MÚSICA
Ana Célia de Lima VianaPDF "Plic-Plic... um barulho da chuva”: Reflexões sobre práticas criativas na escola
Lia Viégas Mariz de Oliveira Pelizzon, Viviane BeinekePDF Problematizando o ensino de Percepção Musical no Brasil a partir da produção acadêmica sobre o tema na área de Educação Musical
Suelena de Araujo Borges HornPDF Aprendizagem musical em família no contexto da aula particular de violão: um estudo de caso
Barbara Mattiuci, Maria Guiomar de Carvalho RibasPDF A Regência e seu ensino técnico basilar para um discente cego
Erickinson Bezerra de LimaPDF O processo de formação do trombonista na Banda de Música Maestro José Ribeiro
Ricardo Félix de MoraisPDF Pesquisa e Ação na Escola: a formação dos saberes acadêmico-experienciais a partir do PIBID-Música da UERGS
BRUNO FELIX DA COSTA ALMEIDA, CRISTINA ROLIM WOLLFENBÜTTELPDF Música na inclusão: Instrumento de formação humana e musical
Scarlat SuitiPDF A educação musical na prática coral em projetos sociais: As relações observadas no Coro Juvenil Cidadão do Amanhã
Dhemy Fernando Vieira BritoPDF Ludicidade no ensaio do coro infantil: Perspectivas e desdobramentos no coro “Um Canto em Cada Canto”
Dhemy Fernando Vieira BritoPDF Orquestra Villa-Lobos: Singularidades de uma prática pedagógico-musical escolar
Carla Pereira SantosPDF Educação musical e corpo: Uma pesquisa-ação envolvendo apreciação musical e práticas pedagógicas ativas
Ranielly Boff SchefferPDF Ensino de música e qualidade do ensino: Relato de experiência em uma escola pública do município de Mossoró-RN
Luís Fernandes Moura, Giann Mendes RibeiroPDF O olhar da criança sobre o ensino de música na escola de educação infantil
Jason Desiderio BezerraPDF Avaliação na formação de um coro infantil da escola básica Dom Helder Câmara: Relato de experiência
Kessy Michelle Costa Cavalcanti, Anna Paula Pereira da Silva, Alizete Maria Maneira GomesPDF Reflexões sobre o projeto político-pedagógico do IFRN: Propostas para o ensino de arte/música no ensino médio integrado
Ruãnn Cézar Silva, Giann Mendes RibeiroPDF Autorregulação da aprendizagem: Um modelo dinâmico de aquisição do conhecimento
Monica Cajazeira Santana VasconcelosPDF Criatividade, improviso e técnicas: Uma possibilidade de integrar o repente no ensino de música nas escolas de ensino básico
Rodolfo Rodrigues, Márcio Mattos Aragão MadeiraPDF Educação musical para adultos ao instrumento: questionando “música é para crianças” e outras representações sociais
Magno AndradePDF Uma pesquisa, várias descobertas: O ensino coletivo de cordas na Universidade Federal do Ceará
Hayrles Moraes Alcantara, Liu Man Ying, Dora Utermohl de QueirozPDF Considerações sobre o ensino de música para alunos com deficiência visual: Diálogos para a inclusão
Ricardo Soares RibeiroPDF Uma relação dialógica entre educação musical e personagem circense em um concerto didático para crianças
Júlio César Ferreira GomesPDF A ludicidade nas atividades do coro da melhor idade
Jeimely Heep Bornholdt, Micheline Prais de Aguiar Marim GoisPDF A aprendizagem musical no Boi de Reis em São Gonçalo do Amarante: Um estudo etnográfico
Roberto Wagner de Medeiros Damasceno, Agostinho Jorge de LimaPDF “Admirável mundo novo”: Concepções e expectativas dos alunos em relação ao ensino da música
Leandro Fernandes OliveiraPDF Reflexão da prática de estágio supervisionado em música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Dinarte Mariz
Ítalo Soares SilvaPDF O ensino coletivo de violão: Um relato de experiência sobre vivências, estratégias e propostas de ensino em uma turma com crianças
Danyel Costa Mello, Cledinaldo Alves PinheiroPDF Percussão com copos: Do jogo ao fazer musical
Edson PonickPDF Educação musical em turmas multisseriadas de escolas rurais/do campo: Uma pesquisa-ação
Eliane Ribeiro Mendes, Maura PennaPDF Criação musical e prática coral dimensões da formação em música
Klesia Garcia AndradePDF A sonoridade do corpo-voz no canto: Estratégias de ensino para otimização do desempenho técnico de cantores estudantes
MOACYR SILVA COSTA FILHOPDF T1.2 - Práticas de ensino em educação musical
Vocalizes para coro amador: concepções e considerações gerais
Fábio MiguelPDF O ciclo da aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
José Leandro Silva Martins RochaPDF O sanfoneiro que não ensaia: a performance como formação musical
Pedro Henrique Simões de Medeiros, Luis Ricardo Silva QueirozPDF A educação musical escolar no horizonte profissional de licenciandos em música: resultados de um estudo brasileiro
Mário André Wanderley OliveiraPDF Estágio Supervisionado em Projetos Sociais: o uso da composição musical como estratégia para o ensino de Música na Casa da Criança com Câncer da Paraíba
Marcos AndradePDF Criatividade, peça chave nas aulas de música: análise a partir da prática de percussão corporal na educação básica
Calígia Sousa MonteiroPDF Música e inclusão: O ensino da musicografia braile para alunos com deficiência visual
Jonas Oliveira de Araujo, Chandra Thais MendesPDF Música e Corpo: a percussão corporal como ferramenta nas aulas de música
Nilson Oliveira, Tais DantasPDF A utilização de música popular latino-americana no ensino de violoncelo: uma proposta aplicada através da obra de José Bragato
Leonardo MedinaPDF Ensino de instrumento musical para pessoas com deficiência: processos de ensino e aprendizagem
MAYARA DE BRITO FERREIRAPDF Pesquisa em performance e o ensino de instrumento: perspectivas para a educação musical a partir de um estudo sobre a relação compositor-intérprete
Rodolpho Cavalcanti Borges, Mário André Wanderley Oliveira, Fábio Soren PresgravePDF PERFORMANCE, TRANSMISSÃO E APRENDIZADO MUSICAL NO COCO DE ZAMBÊ DE MESTRE GERALDO.
Maíra Soares Cabral, Agostinho Jorge de LimaPDF O ensino de viola no Brasil: perspectivas teóricas e metodológicas
Camila MeirellesPDF T2 - Educação musical e formação de professores
Professores de música na educação infantil: características de formação e atuação
Camila Betina RöpkePDF A formação pedagógica e musical do professor pedagogo e os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil
CONCEIÇÃO DE MARIA CUNHA, REBECA CAMPOS BERGER FELAU, SÉRGIO LUIZ FERREIRA DE FIGUEIREDOPDF A formação do professor de Arte diante dos conteúdos musicais em uma sala de aula inclusiva do primeiro ciclo do ensino fundamental municipal de Indaiatuba – SP
Karen Ildete Stahl Soler Zaneti, Adriana do Nascimento Araújo MendesPDF Motivações para a Construção da Identidade Músico-docente
BRUNO FELIX DA COSTA ALMEIDA, CRISTINA ROLIM WOLLFENBÜTTELPDF El Programa Colombia Creativa: ¿Una apuesta por la inclusión y la diversidad en la educación musical en Colombia?
MONICA MARIA TOBO MENDIVELSOPDF (ESPAÑOL (ESPAÑA)) A relação entre o fazer musical e o espaço escolar: um debate com professores de música
Monalisa Carolina Bezerra da SilveiraPDF O Currículo de Formação no Ensino Superior de Música em Portugal: Perspectivas Teóricas e Dados de um Estudo Empírico
Vivianne Aparecida Lopes, Maria do Céu RoldãoPDF Formação e atuação do(a) professor(a) de Música: estudo comparativo de três cursos na região de Campinas (Brasil)
Matteo Ricciardi, Adriana do Nascimento Araujo Mendes, Ellen de Albuquerque Boger StencelPDF O Estágio Supervisionado no Curso de Música – Licenciatura da UFC/Sobral: compartilhando experiências e reflexões
João Emanoel Ancelmo BenvenutoPDF Professores de música da educação básica: sexo, formação e crenças de autoeficácia
Liane Hentschke, Aline Seligson Werner, Camila Betina RöpkePDF Formação continuada em Música na rede pública municipal de educação de João Pessoa: concepções frente à realidade atual
José Reinaldo Tavares de Souza, Cristiane Maria Galdino de AlmeidaPDF Música na escola e formação de professores: análise de uma experiência
Jusamara Souza, Luciana Prass, Rosalía Trejo León, Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jaqueline Soares MarquesPDF Projeto Concertos Didáticos para a Escola Básica: uma experiência musical performática na formação de professores de música
Fernanda Anders, Ana Lúcia LouroPDF As Leis 10.639/03 e 11.645/08, os estudantes do Curso de Licenciatura e os professores de música da rede: reflexões preliminares
Flavia CandussoPDF A Experiência da Formação do Professor Violonista Acompanhador: dialogando com a literatura
Edson Barbosa OliveiraPDF Disputas e Modelos de Formação de Professores de Música
Inês de Almeida RochaPDF O ensino da regência para mestres de bandas filarmônicas em Alagoas: abordagens metodológicas
Fellipe TeixeiraPDF Novas possibilidades para o estágio curricular em Música: um relato de experiências de contextualização sociocultural em cursos de extensão ministrados por estagiários da Licenciatura em Música da UFCG
João Valter Ferreira FilhoPDF Composição e improvisação musical coletiva: o projeto PIBID-Música da Universidade Federal de Campina Grande.
Marisa Nobrega RodriguesPDF Impactos do PIBID Música/UERN na Prática Pedagógico-Musical dos Professores Supervisores
Romário Pereira Silva, Alexandre Milne-Jones NáderPDF O ensino de Samba-Reggae baseado na Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman
Alexandre Siles VargasPDF Identidade profissional docente em música: saberes e aprendizagem da docência no tempo e no trabalho.
Regiana Blank WillePDF O ensino e aprendizagem da música para pessoas com deficiência visual na Escola Especial de Música Juarez Johnson
Ricardo Soares RibeiroPDF Licenciatura em Música da UEFS: interação entre atividades de ensino, pesquisa e extensão
Rosa Eugênia Vilas Boas Santana, Taís Dantas da Silva, Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos, Simone Gonçalves da SilvaPDF Aprendendo a ensinar coletivamente: A aprendizagem colaborativa na Musicalização Infantil da UFPB
Igor de Tarso Maracajá BezerraPDF T3 - Educação musical, cidadania e comunidades
Construindo um Coral Infantil Multicultural: Um Estudo de Caso (em Andamento) no Nordeste do Brasil
Nan Qi, Érica Pollyana Santos Andrade, Durval CesettiPDF O PROEMUCI-Projeto Educação Musical para a Cidadania no Bairro da Engomadeira em Salvador- Bahia: uma experiência de docência musical
Gesiane Rocha da Silva, Flavia Chiara Maria CandussoPDF Subjetividades e Infâncias na Educação Musical: uma etnografia de representações culturais em uma escola-núcleo de PIBID Música
Vânia Beatriz MüllerPDF Leão de Judá: os objetivos, conteúdos e ações que caracterizam o processo de ensino de música nesse projeto social.
Joalisson Jonathan Oliveira Diniz, Agostinho LimaPDF O Ensino e a Aprendizagem Musical na Associação Os Gideões Internacionais no Brasil: uma perspectiva histórica e social
Ricardo Soares RibeiroPDF Educação musical em projetos sociais: reflexões a partir de uma experiência na ONG Ilha de Música
José da Silva FontesPDF Um olhar sobre as funções socioeducacionais do Coral Vozes da Infância
Christiane Alves LimaPDF Aprendizagens musicais entre indígenas e estudantes numa escola de ensino médio
André Vasconcelos de Arruda, Maria Guiomar C. RibasPDF A Música Como Agente Socializador: Proporcionando uma Identidade Cultural
Fabricio Lima Garcia, Antonio Robson Machado Pereira, Josias Zancheta OliveiraPDF T4 - Educação musical e políticas educativas
O processo de implementação da Lei nº 11.769/2008 na microrregião de Guanambi, Bahia, Brasil
Cássia Vanessa Oliveira CotrimPDF O que se Faz na Educação Musical Infantil?: Relato de um Estágio Baseado na Atual Legislação Brasileira 2017
Júlio César Ferreira GomesPDF BANDA MARCIAL NAS ESCOLAS: RICA POSSIBILIDADE DE ENVOLVIMENTO COM A MÚSICA
Milca Cavalcanti de PaulaPDF Concursos Públicos para Professores de Música: Uma investigação no Rio Grande do Sul
BRUNO FELIX DA COSTA ALMEIDA, CRISTINA ROLIM WOLLFENBÜTTEL, CHRISTIAN MIQUÉIAS BRAUNPDF Educação musical e ação cultural na educação básica: ressignificando a escola como espaço cultural
Caio Higor Morais AraujoPDF Implementação do ensino de Música na educação básica brasileira
Matteo RicciardiPDF Presente y futuro de la investigación en Educación Musical en América Latina: los casos de Brasil, Argentina y Chile
Carlos Poblete Lagos, Cristiane Almeida, Ramiro LimongiPDF (ESPAÑOL (ESPAÑA)) T5 - Educação musical e interdisciplinaridade
Quem é bom já nasce feito [?]: esboço de um relato etnográfico acerca de momentos de transmissão de conhecimentos musicais no contexto de rodas de Choro em Belo Horizonte
Paulo AmadoPDF John Paynter e a Música-Teatro em Sala de Aula
Victor Brum Esteves PiresPDF Educação musical e gênero: uma construção epistemológica interdisciplinar na visão do MUCGES
Harue TanakaPDF A coordenação entre as duas mãos ao violão: um experimento piloto com estudantes de graduação
Renan Colombo Simões, Daniel WolffPDF Velocidades, escalas e coordenação ao violão: uma revisão de literatura
Renan Colombo Simões, Daniel WolffPDF A música nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na cidade do Natal/Rio Grande do Norte: uma pesquisa de identificação sobre o uso no cuidado em saúde mental
Paulo Sérgio Lacerda de Albuquerque, Ana Rute de Oliveira XavierPDF Os professores de instrumento no ensino superior e suas relações pessoais com a performance e a docência: um estudo com base na Logoteoria de Frankl
Sandra Cabral de Aquino, Maura PennaPDF Histórias de Vida Musical: significações pessoais da relação com a música em diversos contextos de formação
Maura Penna, Ana Luiza Pinto, Susie SantosPDF A música do corpo e o movimento do som: um relato de experiência das aulas de música com alunos especiais pelo PIBID de música da UFPE
Caio Leoni Alves de MariasPDF Fuente de Bienestar Psicológico en Univesrsitarios: Comparando Actividades Corales y Deportivas
Iris Xóchitl GaliciaPDF A música e suas conexões, caminhos pra construção do saber através de práticas interdisciplinares
Valnei Souza Santos, Flavia CandussoPDF T6 - Fundamentos teóricos para a educação musical
Caracterização da Autonomia Musical em Práticas Informais de Aprendizagem Musical
Alan Caldas SimõesPDF MÚSICA, CONSUMO E EDUCAÇÃO MUSICAL
Edineiram Marinho MacielPDF Ética, escuta e emissão: o papel do músico na ecologia sonora
Juliana Carla BastosPDF O Sujeito Multiplicador na Zona de Desenvolvimento Proximal
Alex Araujo SilvaPDF Teoria da aprendizagem da Bateria: apontamentos iniciais.
Rafael Souza PalmeiraPDF Motivando crianças, adolescentes e idosos: um estudo de caso com um professor de instrumento musical
Edson Antônio de Freitas FigueiredoPDF As bandas de música e o conservatório: processo de legitimação dos espaços musicais
Matheus Lopes Costa NóbregaPDF A observação do processo motivacional na formação de jovens instrumentistas considerando os pressupostos teóricos da miniteoria da Integração Organísmica.
Leandro Fernandes OliveiraPDF INTERAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS NO ENSINO PARTICULAR DE VIOLINO: uma revisão de literatura rumo ao referencial teórico
Antonio Chagas, Leila DiasPDF Educação musical: aspectos extra musicais e breves apontamentos
Calígia Sousa Monteiro, Eliane LeãoPDF Teatro Musical e Educação Musical: um levantamento da produção científica entre os anos de 2006 e 2016
Anna Cristina da Silva Leandro, Amélia Martins Dias Santa RosaPDF Da pós-graduação à formação de pesquisadores em música no Brasil: breves aspectos da contemporaneidade
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas MendesPDF Quatro canções sobre poemas de Luís de Camões: composição coletiva na sala de aula
Sofia LeandroPDF Aportes metodológicos para a Educação Musical Comparada na América Latina
Matteo RicciardiPDF Educação, Cultura e Pesquisa: Estudo Acerca Da Presença Da Música E Educação Musical Como Objeto De Estudo Em Porto Velho/RO
Ricardo Castro da Silva, EZENICE COSTA DE FREITAS BEZERRAPDF O que é narrativa em Educação Musical?
Leda MaffiolettiPDF T7 - Educação musical, tecnologia e novos meios
O “Eletrônico” do “Teclado”: Questões da Tecnologia da Música para a Performance e a Educação Musical
Maria Amélia Benincá de FariasPDF TECNOLOGIA E NOVOS MEIOS PARA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO
Rosimária Sapucaia RochaPDF Cognição Humana e a Produção de Materiais Didáticos Musicais em e-Learning
Patrick André de Amorim LimaPDF Performances e-Arte/Educativas: uma experiência de formação continuada de professores de música
Luz Marina de AlcantaraPDF O Habitus Musical no Processo de Formação de Adolescentes de Fortaleza - Ceará: Dialética Família-Escola-Indústria Cultural.
Yure Pereira de Abreu, Gerardo Silveira Viana Jr.PDF Novas ofertas para a Licenciatura em Música a Distância?
Simone LacortePDF Aprendizagens de produtores musicais a partir do olhar da educação musical na cultura digital/participativa
Juciane Araldi BeltramePDF Ensino e Aprendizagem Musical a Distância: Uma Análise das Pesquisas Realizadas no Âmbito do Curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB
Paulo R A Marins, Vanessa de Souza Jardim, Josué Berto dos Santos JuniorPDF A selfie como paradigma da contemporaneidade: a inter-relação entre o indivíduo e a satisfação musical no contexto educacional regular de música
Carlos Antonio Santos Ribeiro, Máximo José da CostaPDF Música: incônscio sônico que nos rodeia e que nos dá sentido
Roberto Stepheson MachadoPDF Tecnologia e educação musical: um estado do conhecimento dos periódicos no período de 2007 a 2017
Gibson Alves Marinho Silva, Giann Mendes RibeiroPDF A educação musical de deficientes visuais com o uso da placa Makey Makey
Alexandre Henrique dos Santos, Adriana Nascimento Araújo MendesPDF Ensino, Aprendizagem e Formação: o uso das mídias sociais pelos licenciandos de música
Francine Kemmer CernevPDF Tecnologias digitais na educação musical: discussões emergentes
Luciano Luan Gomes Paiva, Jean Joubert Freitas MendesPDF Professor Guitarra: Busca-se Inclusão na Educação Musical com Tecnologias
Júlio César Ferreira GomesPDF Música e inclusão: refletindo sobre novas perspectivas da relação música e deficiência
Liana Monteiro AraújoPDF A formação de regentes de corais em igrejas evangélicas: procedimentos iniciais de uma netnografia em Educação Musical
Carlos Renato de Lima BritoPDF T8 - Educação musical e mercado de trabalho
Um mesmo currículo para realidades locais e mercados distintos: interferências do fator região na inserção profissional de egressos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais
Maria Odília de Quadros PimentelPDF Fragmentações das identidades profissionais de músicos educadores: políticas do trabalho e da profissão docente na América Latina
Euridiana Silva SouzaPDF ATUAÇÃO DO MÚSICO EM EMPRESAS - MERCADO, INDICATIVOS E PROCESSOS
ELEN REGINA LARA ROCHA FARIASPDF P1 - Oficinas (ou cursos)
OFICINA DE VIOLÃO: CAMINHOS PARA IR DO VIOLÃO BÁSICO AO AVANÇADO
Marco Aurelio Ferreira AnicetoPDF Exploração Sonora e Jogos Musicais
Ellen De Albuquerque Boger Stencel, Ailen Rose Balog LimaPDF O Uso de Softwares Online nas Aulas de Música
Paulo R A MarinsPDF CORPO, VOZ E PROPRIOCEPÇÃO: EM BUSCA DO SOM PRIMAL - OFICINA DE CANTO
MOACYR SILVA COSTA FILHOPDF Oficina Canto Coletivo Improvisado
Uliana Dias Campos FerlimPDF OFICINA: Língua maluca: a expressão criadora na educação musical
Adriana Rodrigues DidierPDF A improvisação associada à aquisição de conhecimento musical em aulas de piano para iniciantes
LAURA LONGOPDF POSSIBILIDADES CONTEMPORÂNEAS DE ATUAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL/ARTISTA: MERCADO, PROCESSOS e RESULTADOS
ELEN REGINA LARA ROCHA FARIASPDF Motivação para aprender: aplicações no ensino de instrumento musical
Edson Antônio de Freitas FigueiredoPDF A Musica como Recurso Didático na Educação Infantil
Julia HolandaPDF CONTO e CANTO: a iniciação musical de crianças com contação de histórias, num processo de imitação
Carlos Antônio Freitas da SilvaPDF Ludicidade na Regência com Idosos
Jeimely Heep BornholdtPDF Arquitetura do Som - Oficina
Sheyla Yassue YatsugafuPDF “Voziologia”: Exploração e elaboração de vocalidades para criação musical com a voz.
Fábio MiguelPDF Oficina de Notação Musical Alternativa e Improvisação Dirigida
Bruno Santos, Sofia LeandroPDF P2 - Atividades artísticas
"Vai pra Cuba!"
Vinícius Lucena Fernandes, Ana Carolina Silva PetrusPDF Concertos Didáticos para estudantes da Escola Básica: uma ação de extensão universitária realizada pelo Conjunto de flautas doces da UERGS
FERNANDA ANDERSPDF Octo Voci em 14 anos de estrada
Thaise Cristina Marcelino MatiasPDF Quartzo Verde: música de câmara para grupo de violões
Ewelter Siqueira RochaPDF Camerata Nova de Música Contemporânea da UFRN apresenta música armorial nordestina
Fellipe Teixeira, Airton GuimarãesPDF Execução da obra Um dia de chuva
Agamenon Clemente de Morais Júnior, Fellipe TeixeiraPDF Duo Sofia Leandro e Bruno Santos Atlas Pumas, para violino e marimba
Sofia Leandro, Bruno Soares SantosPDF Dois momentos e uma suíte para violão solo
Renan Colombo SimõesPDF Transe em Alto Mar
Caio Higor Morais Araujo, Maurício PanellaPDF Coral Infantil da UFRN
Nan QiPDF
